Entidades promovem conferência municipal dos direitos da pessoa com deficiência

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas) e entidades ligadas à causa do portador de deficiência, promovem – urante todo dia de hoje – no auditório da Semed, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O tema da conferência é “Acessibilidade – Você também tem compromisso”. O objetivo é aumentar o diálogo entre o município e a sociedade sobre a questão da acessibilidade e elaborar políticas públicas voltadas para uma melhor qualidade de vida para a pessoa portadora de deficiência.

A conselheira da Secretaria Municipal de Saúde, Grayce Tenório, disse que comissões serão formadas e projetos serão elaborados. “Todos os projetos passarão pelo conselho que tem poder deliberativo para analisar as propostas. Em seguida, elas serão discutidas no âmbito estadual e levadas para a Conferência Nacional”.

Estavam presentes no evento a secretária-adjunta de Educação do município, Betânia Toledo, e da coordenadora nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) de Brasília, Carolina Sanches.

Durante a tarde os grupos irão analisar os obstáculos nacionais, estaduais e municipais na área de atenção ao portador de deficiência e elaborar propostas para efetivar a acessibilidade em Maceió, em Alagoas e no Brasil.

Os grupos irão abordar temas como educação, profissionalização, segurança, turismo, trabalho, saúde, esporte, lazer, habitação, assistência social, transporte e trânsito, na área do portador de deficiência. Os grupos farão análise da situação atual de cada tema e irão elaborar novas propostas para solução dos problemas encontrados.

No final, será realizada uma plenária, coordenada pela conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), Tereza Nelma Porto, onde os participantes apresentarão as propostas definidas na Conferência.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos