Escola de Teotônio Vilela é premiada pelo MEC

No próximo dia 15 deste mês representantes da Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, estarão em Brasília para receber do Ministério da Educação (MEC) um prêmio de R$ 140 mil pelo projeto apresentado para a implementação do curso de Agroturismo no ensino noturno, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A unidade de ensino foi uma das 10 escolas selecionadas (entre 969 inscritas em todo o País) para receber verbas destinadas à viabilização de propostas que visam à melhoria do ensino oferecido à noite. Na última segunda-feira o secretário executivo de educação, professor José Marcio, recebeu em gabinete uma comitiva formada por professores, coordenadores pedagógicos e diretores geral e adjunto da Pedro Joaquim.

“Nossa idéia foi não apresentar um paliativo, mas provocar uma mudança em toda a concepção do ensino noturno”, explica Cícero Trindade, coordenador pedagógico da escola e um dos organizadores do projeto que recebeu o sugestivo nome de “Pelo viés da realidade se constrói a identidade”.

Eles elaboraram uma planilha orçamentária que destina boa parte das verbas, cerca de 30%, para a pós-graduação de professores na área de turismo rural e meio ambiente. O restante contempla, entre outras coisas, a aquisição de equipamentos.

Avanços – Para o secretário José Marcio Lessa, a ação da escola reflete os avanços na rede pública e é um incentivo para as demais escolas. “É muito bom vermos professores produzindo, pensando, se comprometendo. E isso é algo que não acontece agora, de repente. Vamos procurar dar todo o apoio possível, pois esse é um trabalho inovador, que merece atenção”, destacou o secretário.

José Marcio se comprometeu em enviar uma equipe da engenharia da Secretaria Executiva de Educação para fazer orçamento da construção das salas onde funcionarão os laboratórios da unidade de ensino. Além disso, anunciou que Teotônio Vilela será contemplada com uma nova escola de ensino médio, cujo projeto já está em fase de licitação.

Com a premiação, a escola alagoana investirá nas condições para o bom funcionamento do curso, que necessita de infra-estrutura como a ampliação do laboratório de informática da escola, a implantação de um laboratório de gastronomia, biblioteca, videoteca, entre outros. A previsão é que as aulas iniciem este ano com três turmas de 50 alunos cada. A duração do curso é de quatro anos.

Curso

A implantação de um curso técnico no ensino noturno teve como apoio a pesquisa feita pelo projeto Educação no Campo da Secretaria, quando foi constatado que um dos principais motivos de evasão dos alunos do turno noturno, que em sua maioria trabalha durante o dia, era a falta de cursos de formação profissional que orientassem sobre a melhor utilização dos recursos naturais da região para melhoria da qualidade de vida no campo.

Somente duas escolas no País oferecem o curso de agroturismo. A Pedro Joaquim será a terceira. A escolha reflete a realidade da região e possibilitará parcerias público-privadas para oferecimento de estágios. No dia 16, após a entrega do prêmio, acontecerá um seminário com os ganhadores de todo o País, que orientará os participantes sobre o processo de utilização dos recursos e implementação dos projetos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos