Vereadores do Nordeste são capacitados em Maceió

Elaine RodriguesPresidente da Abracom diz que encontro acontecerá em todas as regiões do país

Presidente da Abracom diz que encontro acontecerá em todas as regiões do país

Vereadores de todos os Estados do Nordeste participam, em Maceió, da terceira etapa do projeto "Capacitando os vereadores do Brasil para um novo mandato". O encontro é marcado por palestras instrutivas para os vereadores, que renovaram 67% das cadeiras das Câmaras Municipais.

O projeto, promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), começou no Rio de Janeiro e Cuiabá e abrangerá todos as regiões brasileiras. “Quanto mais capacitado for o vereador, melhor será para o benefício da população. E não é só capacitar para assuntos internos, mas para as políticas públicas”, explicou o presidente nacional da Abracam, Rogério Rodrigues, que é vereador de Coromandel, Minas Gerais. As próximas etapas do projeto serão em Florianópolis e em Belém.

Em Maceió, as palestras começaram nesta tarde, no Centro Cultural e de Exposições, com o consultor do Sebrae, Augusto Portugal, que falou sobre a participação do gestor público como agente empreendedor. “É até um projeto que nós temos, de implantar o prêmio Vereador Empreendedor”, colocou Rodrigues.

Para o presidente da Abraçam, o vereador precisa saber quais são e como funcionam os projetos do Governo para poder fiscalizar e propor novos projetos, já que o cargo de vereador é considerado como o “início da carreira política” de um homem público.

Entre os temas que serão discutidos no evento estão a história do Poder Legislativo no Brasil, O Cenário Futuro para os Municípios, Ações da Controladoria Geral da União no combate à Corrupção, Gestão da Câmara, Planejamento e Orçamento Público, Reforma Política, Estatuto das Cidades, Ética, Responsabilidade e Liderança Política, Municipalismo e o Novo Pacto Federativo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos