Pão enriquecido com fécula de mandioca beneficiará famílias pobres de Alagoas

O governo de Alagoas irá distribuir pão enriquecido com fécula de mandioca, vitaminas e ferro às famílias de baixa renda beneficiárias do Programa Bolsa-Família no Estado. A iniciativa inédita é da Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social (Seias) e tem por objetivo principal combater a fome e a desnutrição de pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social e fortalecer o setor produtivo familiar. O projeto, orçado em R$ 2 milhões anuais, será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com a contrapartida do Governo do Estado.

O pão, em forma de brioche e de natureza doce, foi experimentado e aprovado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, durante o Seminário Regional de Assistência Social, realizado pela secretaria, no dia 16 deste mês, no Hotel Meliá.

O projeto será desenvolvido em parceria com a Associação e o Sindicato dos Panificadores de Alagoas, Moinho Motrisa, Instituto Assistencial e Cultural de Alagoas, Fecularia de Arapiraca, Arranjo Produtivo Local da Mandioca, Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com o projeto, a fécula de mandioca será adquirida de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), a preços compatíveis com o custo regional. O objetivo, segundo o secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, é fortalecer a agricultura familiar no Estado.

A receita do pão foi elaborada pelo Senai e a mistura será feita pelo Moinho Motrisa. Caberão às padarias cadastradas assar o pão e distribuí-lo. A medida adotada visa garantir o valor nutricional e a qualidade do alimento. O projeto também prevê o acompanhamento nutricional dos beneficiários.

O projeto-piloto será executado inicialmente no bairro de Chã da Jaqueira, em Maceió, estendendo-se gradativamente às demais comunidades até contemplar todo o Estado. Pelo projeto, cada membro da família terá direito a um pão por dia. A distribuição deve ser feita a cada dois ou três dias.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos