Paixão de Cristo e via-crucis marcam Páscoa em todo o mundo

Milhares de fiéis participaram de missas, vigílias e representações da Paixão de Cristo em todo o mundo, concluindo o domingo das celebrações da Semana Santa.

Tanto no México como na Bolívia e Peru recordaram o calvário de Jesus com numerosas encenações que reuniram milhares de clientes. A mais importante da América Latina foi a encenação realizada há 163 anos em Iztalapa, onde mais de 3 mil pessoa presenciaram a Paixão.

No Peru, a população levou a Paixão de Cristo a ruas e prazos de pelo menos quatro cidades e bairros populares, antes de celebrar no domingo a catedral de Lima.

Malhação do Judas

Em La Paz, mais de 15 mil fiéis participaram da procissão de Via-crucis, que foi encabeçada pelo presidente Evo Morales. Também foram registradas as tradicionais malhações de "Judas", em geral um boneco que em geral representa um personagem ou problema que afeta a sociedade.

Em uma região de Caracas, onde essa tradição completa 65 aos, foi queimado um "Judas do Seqüestro", para condenar o desenlace recente de dois raptos que culminaram com o assassinato de cinco pessoas.

Na Guatemala, o maior atrativo das celebrações são as almofadas de flores feitas pelos fiéis e depositadas nas ruas por onde passam as procissões.

Por sua vez, milhares de crianças de 5 e 12 demonstraram sua fé carregando em seus ombros imagens de "Jesus Sepultado", da Virgem Maria, Maria Madalena e São João pelo centro histórico da Cidade da Guatemala.

Na Costa Rica, a nota curiosa é "a caça ao lagarto", uma tradição centenária em que os habitantes de Ortega de Santa Cruz saem na Sexta-Feira Santa para caçar o maior crocodilo que possam encontrar nos rios próximos.

O animal é capturado vivo e mantido em uma pia em frente a igreja local. Assistida por centenas de vizinhos e curiosos, a "lagarteada" termina com a liberação do crocodilo no Domingo da Ressurreição, quando terminam as cerimônias religiosas.

Benção papal

Ante 100 mil pessoas, o papa Bento 16 –que fez 79 anos neste domingo- exortou a uma busca de uma "convivência pacífica" entre os povos, as culturas e as religiões do mundo e pediu que melhorem as condições de vida na América Latina.

O papa respeita a tradição e em 62 idiomas enviou a benção "urbi et orbi" (a cidade e o mundo) de seu balcão na praça São Pedro do Vaticano.

O Domingo da Ressurreição foi celebrado em igrejas apinhadas de fiéis nas Filipinas, o país asiático com o maior número de cristãos. Em uma aparente concessão à Igreja Católica Romana do país, a presidente Gloria Arroyo anunciou a moratória de várias execuções, convertidas para penas de prisão perpétua.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos