Carros de Fórmula 1 atraem apaixonados por velocidade em Maceió

Alagoas24horasAugusto Cambrea e Raudrin Gusmão se preparam para trazer uma turnê de kart

Augusto Cambrea e Raudrin Gusmão se preparam para trazer uma turnê de kart

O sonho de dirigir um carro de Fórmula 1 tornou-se realidade para quem visitou a exposição dos carros da FA Armaroli, no shopping Iguatemi. Os carros foram projetados para treinar pilotos de Fórmula 1 e utilizam um simulador com pistas, carros e equipes do circuito mundial.

A exposição começou no dia 20 e ficará em Maceió até o dia 10 de maio. “Depois iremos para Recife, Salvador e percorreremos todo o nordeste. Maceió foi a primeira cidade do nordeste e o evento é gratuito”, diz Rauldrin Gusmão, proprietário da RG Produções Artísticas, que é a empresa responsável pelo evento. “Também contamos com o apoio do shopping Iguatemi e dos patrocinadores locais, que garantiram a gratuidade do evento”, contou.

Os carros e o sistema foram criados por Marcelo Armaroli, responsável pela FA Armaroli, empresa do Rio de Janeiro. “Ele teve a idéia de fazer o carro para treinamento e utilizamos um game, com equipes, pistas e carros do último circuito mundial. O carro só não tem os movimentos reais, mas essa tecnologia já está desenvolvida e será acrescentada em breve”, explica Augusto Cambrea, que é técnico da FA Armaroli e piloto profissional.

Os carros são cópias de outros utilizados em corridas, com adaptações para poder servir para pessoas de todas as idades. “Os controles são iguais, como o câmbio, que fica atrás do volante. Deixamos no semi-automático, mas o sistema pode simular corridas, treinos, tomadas de tempo e até a disputa entre dois pilotos que estiverem aqui”, conta Augusto Cambrea.

No carro, os visitantes ainda podem sentir o vento, depois da aceleração, e podem visualizar bem a pista, com a ajuda de três monitores de 17 polegadas. A exposição também conta com vídeos que mostram pilotos conhecidos testando os carros. “A sensação é, praticamente, a mesma. O piloto Tony Kanaan, antes de fazer o teste na BAR, ficou uma semana treinando com o programa e outros conhecidos, como Kaká Bueno e Emerson Fitipaldi também falam da semelhança com as pistas”, diz Cambrea.

Há pouco tempo em Maceió, os expositores contam que até já viram pessoas se emocionando ao entrar no carro e antecipam que, provavelmente em julho, Maceió ganhará uma temporada de kart. “A pista será montada no antigo Bompreço, ao lado do shopping. A turnê deve durar, no mínimo, 30 dias, com os karts do Augusto Cambrea e realização da RG Produções”, revela Rauldrin Gusmão.

Paixão pela velocidade

A paixão por carros e velocidade aumenta os fãs do automobilismo que conta com vários tipos de competições. Fórmula 1, Fórmula Indy, F-Mundial, Stock Car, Kart, Rali e muitas outras são alternativas que também são perigosas pela velocidade e nível de competição.

Para o piloto Augusto Cambrea, que corre desde os nove anos, a adrenalina de sentir o carro na pista consegue superar todos os obstáculos. “Comecei a correr escondido da minha mãe. Hoje a família apóia e tenho duas filhas que correm para brincar”, conta o piloto.

Corredor de Kart e de uma categoria, denominada Turismo, Augusto resume como uma “sensação única e na hora o piloto só pensa em acelerar”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos