Deputado propõe homenagem a escritor Francisco Reynaldo na ALE

Está marcado para amanhã, a solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário do Estado ao professor Francisco Reynaldo Amorim Barros. A homenagem, proposta pelo presidente em exercício da Assembléia Legislativa (ALE), deputado Francisco Tenório (PMN), foi aprovada pelo plenário da Casa no final do ano passado. Filho de alagoanos, o professor é natural de São Paulo e dedicou parte de sua vida realizando pesquisas sobre os fatos históricos do Estado, publicando os resultados ao longo dos tempos.

A obra de maior destaque de Francisco Reynaldo é o livro ABC das Alagoas, importante dicionário bibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas, no qual faz um mapeamento exato sobre a cultura, economia, sociologia e, sobretudo, leva em consideração os aspectos históricos do Estado. O escritor também tem ligações com a vida política do País. Em 1965, realizou sua pós-graduação sobre O Papel do Legislativo na América Latina, na universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Francisco Reynaldo também foi chefe de gabinete do então presidente da Arena, senador José Sarney, com o intuito de contribuir para o fortalecimento do sistema partidário brasileiro. No cargo, em 1980, ele contribuiu para a formação e elaboração do manifesto do antigo PDS, partido que substituiu a Arena. Na época, o documento foi considerado bastante avançado pelo cenário político nacional.

Em 2005, Francisco Reynaldo participou da edição do livro Getúlio Vargas, Meu Pai, produzindo cerca de 200 notas sobre o ex-presidente, editado pelo Instituto Estadual do Livro, em Porto Alegre (RS).

No final do ano passado, o professor foi homenageado pela Academia Alagoana de Letras (AAL), em solenidade presidida pelo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), ex-presidente e senador José Sarney. Na oportunidade, o senador destacou a importância da obra. “Daqui a duzentos anos, este livro ainda será obra obrigatória para quem quiser conhecer a fundo a história e os dados relativos a Alagoas”, disse Sarney.

O deputado Francisco Tenório considera que a homenagem tem a finalidade de reconhecer todos os esforços do escritor para difundir o nome de Alagoas no cenário intelectual do País. Ele lembra as palavras do médico Ib Gatto, para o qual uma Nação só pode ser grande se respeitar e reverenciar os homens do saber. “Esta homenagem ainda é pequena, diante da importância de Francisco Reynaldo para o nosso Estado. As futuras gerações podem consultar o ABC das Alagoas, através do qual irão conhecer toda a nossa história. Sem dúvida, é uma grande homenagem que o parlamento alagoano irá prestar”, disse Tenório.

A entrega do título de Cidadão Honorário de Alagoas ao escritor Francisco Reynaldo está marcada para o plenário da Assembléia Legislativa, amanhã, às 10h.

Fonte: Delane Barros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos