Cooperativa Pindorama completa 50 anos

O 1º de maio será um daqueles dias para ficar na história. Na data comemorativa ao trabalhador, a Pindorama, maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, estará comemorando 50 anos.

Será um dia festivo na sede da cooperativa, localizada na região Sul de Alagoas, com torneio de futebol, culto ecumênico e a entrega de homenagens, além de inaugurações do Laboratório Usina e dos Depósitos de produtos acabados e do lançamento do livro “René Bertolet”. Aproveitando o dia festivo a Prefeitura de Coruripe inaugura a Biblioteca Municipal Professora Marli dos Santos, as Ruas Pedro Álvares Cabral e Nilo Peçanha e a Ponte José Alves dos Santos. À noite, um show com as bandas Sabor da Paixão e Forrozão Tropicália encerra a festa.

A cooperativa

Com uma área de 32 mil hectares entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe, a Pindorama tem 1.160 cooperados que, além de fornecedores de matéria-prima, são donos do negócio e participam dos lucros.

O projeto foi idealizado pelo franco-suíço René Bertholet e se tornou um exemplo de sistema de cooperativismo. Hoje a cooperativa conta com uma usina de açúcar, uma destilaria de álcool, uma fábrica de sucos e produtos derivados de frutas, entre outras indústrias.

“Completar 50 anos não é fácil. Conseguir se manter esse tempo todo passando pelas naturais crises financeiras é difícil. Mas, chegamos até aqui com muita determinação e olhamos com muito orgulho para trás. Digo sempre também que o mais importante é saber onde queremos chegar e trabalhar para isso”, colocou Klécio dos Santos, presidente da Cooperativa há cinco mandatos, acrescentando que a Cooperativa avançou muito nesse período. Ele destaca a produção de 320 litros diários de álcool pela destilaria.

Klécio faz questão de frisar a importância do fundador da Cooperativa Pindorama, René Bertholet. O presidente dos cooperados diz que Bertholet era um visionário que sempre acreditou no sucesso do seu projeto e por conta disso, encontrou alternativas para driblar as adversidades que acontecem na trajetória de qualquer empreendimento.

“Temos que ter sempre essa referência. O Bertholet foi uma grande pessoa que se preocupava com todos. Ele se entregou completamente à Pindorama. Trazendo técnicos e outros profissionais da Europa, de onde conseguiu financiamento para o projeto, ele conseguiu mobilizar muita gente em nome do seu ideal. Ele só pensava no bem coletivo e não encontrava obstáculo a sua frente. Ele continua vivo no sonho de cada cooperado”, coloca emocionado Klécio.

Comemoração

Entre as autoridades do Estado e nacionais que já confirmaram presença estão os governadores Luis Abílio de Souza (Alagoas) e Marcelo Miranda, do Tocantins, que vem acompanhado de vários secretários e políticos daquele Estado; os presidentes do Congresso Nacional, Renan Calheiros; da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; do Banco do Brasil, Rossano Maranhão Pinto; do Sebrae Luiz Otávio Gomes e da Codevasf, Luiz Carlos Farias; o senador alagoano Teotonio Vilela Filho e o diretor da Denacoop, Paulo Roberto Silva.

Com assessoria.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos