Corinthians leva virada, cai e transforma Pacaembu em caos

Folha ImagemTorcedores do Corinthians enfretaram os policiais

Torcedores do Corinthians enfretaram os policiais

MSI e Corinthians assinaram parceria no fim de 2004 e iniciaram um projeto de internacionalização da marca do clube. Para isso, o fundo de investimentos gastou mais de R$ 150 milhões em reforços. E nesta quinta-feira, tudo acabou em caos. O time alvinegro foi eliminado da Copa Libertadores com revés por 3 a 1 de virada para o River Plate, em pleno Pacaembu, e reviu sua derrocada do torneio sul-americano de 2003. Irados, torcedores invadiram o gramado para protestar e entraram e conflito com a Polícia Militar.

No próximo domingo, às 16h, o Corinthians terá mais fantasmas pela frente. O time alvinegro receberá o São Paulo no Pacaembu e tentará apagar o confronto do ano passado, no mesmo palco, quando o time tricolor goleou o rival por 5 a 1 e causou a demissão do argentino Daniel Passarella (atualmente no River Plate).

O jogo
"Eu só pedi empenho e talento aos jogadores", avisou o treinador corintiano Ademar Braga antes do início do confronto desta quinta. O time alvinegro precisava vencer o River Plate por 1 a 0, 2 a 1 ou com vantagem igual superior a dois gols para avançar às quartas-de-final da Copa Libertadores. Contudo, a postura tranqüila do comandante não foi suficiente para impedir a equipe paulista de confundir necessidade de gols com nervosismo.

Instável na saída de bola, sobretudo com o volante Xavier (substituto do argentino Mascherano, expulso na primeira partida), o Corinthians não conseguiu aproveitar sua postura mais agressiva e começou o duelo e pouco ameaçou o gol defendido por Lux. A única exceção aconteceu aos 11min, quando Nilmar foi lançado na esquerda, ganhou do defensor Tula e encobriu o goleiro adversário. No entanto, o árbitro chileno Carlos Chandía invalidou o lance alegando falta do camisa 9 dos donos da casa.

Com exceção do lance de Nilmar, o Corinthians chegou ao ataque apenas em conclusões de longa distância. Foi assim aos 29min, quando Tevez arrancou com a bola da esquerda para o meio e chutou de fora da área, obrigando Lux a praticar difícil defesa. "Começamos assustados e demoramos para colocar a bola no chão", admitiu o lateral-esquerdo Rubens Júnior, que atuou nesta quinta-feira no lugar do lesionado Gustavo Nery.

Superior no confronto, o Corinthians conseguiu chegar ao primeiro gol assim que trocou os erros de passes por uma assistência perfeita. Ricardinho aproveitou falta na meia direita aos 38min e colocou a bola na cabeça do centroavante Nilmar, que desviou e venceu o goleiro Lux para colocar os donos da casa em vantagem.

"Esse resultado nos dá a classificação, mas não podemos achar que tem alguma coisa decidida. Ainda temos muito tempo pela frente e a postura precisa ser a mesma do primeiro tempo", pediu Nilmar durante o intervalo.

Só que o pedido de Nilmar não se refletiu em campo. Mais nervoso, o time alvinegro começou o segundo tempo discutindo com jogadores do River Plate e deixou de tocar a bola com tranqüilidade. Além disso, deu mais espaço para o meia Gallardo criar.

A falha na marcação de Gallardo foi castigada aos 11min. O camisa 10 do River Plate aproveitou sobra de bola na direita, após cobrança de escanteio, e cruzou para o primeiro pau. Coelho desviou de cabeça e marcou contra para empatar a partida.

Como venceu a primeira partida, na Argentina, por 3 a 2, o River Plate garantiria vaga nas quartas-de-final em caso de empate com o Corinthians. Por isso, o treinador alvinegro Ademar Braga resolveu abrir sua equipe e trocou o volante Xavier pelo meia Roger, aumentando o potencial ofensivo dos donos da casa.

A saída do Corinthians para o ataque, contudo, deu espaço para o River Plate. E deu espaço para Gallardo. Aos 27min, o camisa 10 arrancou com a bola pela meia esquerda e rolou para Huguain, que havia entrado no lugar de Abán. O camisa 9 dominou dentro da área e chutou no ângulo direito de Sílvio Luiz. Assim, marcou o segundo gol dos visitantes e calou o Pacaembu.

Só que a situação do Corinthians, que era ruim, ficou caótica aos 36min. Gallardo cobrou falta da lateral direita para a grande área e Higuain, livre dentro da área, completou no canto direito baixo de Sílvio Luiz. O terceiro gol dos argentinos deu início a uma reação desesperada da torcida mandante, que tentou invadir o gramado e entrou em conflito com a polícia.

Com medo, os jogadores do River Plate deixaram o gramado do Pacaembu. E o árbitro chileno Carlos Chandía encerrou o confronto com triunfo por 3 a 1 do River, eliminação e desespero do Corinthians.

Fonte: Pelé.Net

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos