Alagoas participa de conferência sobre direitos das pessoas com deficiência

Alagoas marca presença a partir desta sexta-feira até a próxima segunda, em Brasília, na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A delegação alagoana é composta de dez representantes da sociedade civil e dez da área governamental e foi enviada ao Distrito Federal pela Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social.

O objetivo principal é deliberar as diretrizes para a implementação da política nacional de acessibilidade, regulamentada por meio do decreto 5.296 de dezembro de 2004.

A conferência tem como tema "Acessibilidade: você também tem compromisso" e conta com a presença de mais de mil delegados de todo o país, além de convidados e observadores internacionais.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência, João Ferreira, o evento é considerado um marco histórico e representa uma conquista para as pessoas com deficiência, carentes de políticas públicas de inclusão.

João Ferreira é um dos representantes da área governamental que participa da conferência. "O evento é de extrema importância porque, pela primeira vez, será feito um amplo debate sobre a questão da acessibilidade como um direito de todos, abrangendo as áreas de educação, saúde, transporte, comunicação, como também serão deliberadas ações que garantam uma sociedade mais justa e igualitária", disse.

Os delegados alagoanos foram escolhidos durante o I Encontro Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado pela Secretaria, no mês passado, em Maceió.

O encontro contou a com participação de representantes dos 102 municípios alagoanos e definiu as propostas que serão apresentadas por Alagoas na conferência nacional, de modo a garantir os direitos humanos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos