Governo de Alagoas abre Palácio Floriano Peixoto para visitação

Alagoas24horasParte do acervo é de obras do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro

Parte do acervo é de obras do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro

Cenário da história política de Alagoas há quase 106 anos, o Palácio Marechal Floriano Peixoto foi aberto, agora há pouco, para visitação pública. A solenidade, presidida pelo governador Luis Abílio, é somente o início das novidades na área de Cultura do Estado.

A solenidade, feita no Dia Internacional do Museu, contou também com a participação de secretários, representantes políticos e artistas de Alagoas, como o sanfonista Tião Marcolino, que tocou o Hino de Alagoas e músicas da região durante a cerimônia.

Para Luis Abílio, a revitalização do edificio-sede do Governo do Estado e a abertura para a população aproximará a cultura das pessoas, enriquecendo o saber do povo. “A intenção é de conservar a pompa, liturgia e cerimonial do Palácio. No acervo cultural, nós temos toda a nossa história, que poderá, a partir de agora, ser vista pelo povo”, explicou.

O governador disse ainda que muitos momentos importantes da história política alagoana foram vividos no Palácio Floriano Peixoto, o que aumenta a riqueza cultural do local. “Com toda a assessoria governamental no Palácio Zumbi dos Palmares, foi possível abrir este para visitação, para que o povo tenha oportunidade de conhecer parte da história do Estado”, afirmou.

A solenidade teve ainda apresentações do Grupo Teatral Cena Livre, que encenou dois momentos históricos para as decisões políticas alagoanas e, no Salão Nobre, o quarteto “O Dom do Som” tocou música instrumental.

Acervo

A partir de amanhã, o Palácio Floriano Peixoto, que também abriga a Secretaria Executiva de Cultura, será aberto para visitação pública, das 9h às 17h, de segunda a sábado, sem ônus para os visitantes. A maior parte do acervo é de obras do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, que nasceu em Marechal Deodoro e pintou as telas à óleo na cidade de Paris.

Outros destaques do local são os móveis antigos, cristais, porcelanas, pratarias e a arquitetura, que resgatam a história alagoana, principalmente na área política.

Em setembro, quando o Palácio Floriano Peixoto completar 106 anos – foi inaugurado no dia 16 de 1902 – a expectativa do secretário executivo de Cultura, Paulo Poeta, é de iniciar exposições temporárias e trazer documentos importantes para mostrá-los à sociedade.

“Aqui o governador ainda receberá pessoas ilustres e também vamos abrir o Palácio para atividades artísticas”, anunciou o secretário, que, durante a cerimônia, deu ao governador as máscaras do teatro, simbolizando a parceria cultural.

Novidades

A abertura do Palácio Floriano Peixoto é apenas uma das novidades da área de Cultura em Alagoas. Com a ajuda de incentivos fiscais e da iniciativa privada, o secretário Paulo Poeta já anunciou o retorno do projeto Alagoas em Cena, provavelmente para o mês de julho, e o projeto de gravar um CD de um festival de música com o cantor Djavan.

“Ainda estamos em negociação, mas como ele queria fazer um festival de música quando inauguramos o Teatro Gustavo Leite, estamos planejando a volta do projeto Alagoas em Cena e assim teríamos um festival, com compositores e artistas de Alagoas, que seria gravado, tendo Djavan como patrono”, explicou o secretário.

O Estado de Alagoas também foi contemplado com recursos para o projeto Áudio Visual, que produzirá 12 curtas metragens até o fim do ano. “No mês passado assinamos um convênio para conseguir os equipamentos, que devem chegar até o começo de julho. Também conseguimos 100 mil reais, que vamos utilizar para treinar o pessoal com oficinas, o que vai abrir o mercado para os alagoanos. E o nosso projeto foi um dos 11 escolhidos entre 60 e ainda ficou entre os três primeiros, por ter a gestão compartilhada com outros órgãos ligados à cultura”, finalizou Paulo Poeta.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos