Apicultores alagoanos comemoram crescimento da produção de mel em AL

No dia do Apicultor, comemorado neste 22 de maio, dezenas de produtores e empresários do Arranjo Produtivo Local Apicultura no Sertão (APL) contabilizam os bons resultados do setor.

De acordo com dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae), que ao lado do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), coordena o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), o crescimento na produção na região do APL, foi 50% maior que em 2005, passando de 31 para 46 toneladas.

Além disso, em comparação com 2004, o número de apicultores atendidos passou de 68 para 130 em 2005, e o de colméias subiu de 2.110 para 3.500. Outro dado importante refere-se ao número de pessoas ocupadas, que em 2005 chegou a 300 contra 178 em 2004.

Segundo o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, o APL Apicultura no Sertão tem como objetivo desenvolver os apicultores, inserindo-os na cadeia produtiva da apicultura, por meio da criação e fortalecimento de suas organizações associativas e empresariais, do aumento de produção e agregação de valor ao produto, com geração de atividades produtivas e renda, que proporcione bem-estares sociais, econômicos e ambientais.

Atualmente o APL reúne apicultores, produtores, cooperativas, associações e organizações empresariais dos municípios de Água Branca, Pariconha, Olho D’ Água do Casado, Delmiro Gouveia, Piranhas, São José da Tapera, Pão de Açúcar, Senador Rui Palmeira, Ollho D’ Água das Flores, Santana do Ipanema, Olivença, Poço das Trincheiras e Palestina.

Pensando no futuro


As instituições parceiras e os produtores do APL de Apicultura afirmam que com o aumento da produção, um dos grandes desafios a serem enfrentados é o processo de comercialização. Segundo eles, a falta de hábito do consumo do mel e seus derivados no mercado interno e a dependência do mercado externo para escoar a produção estão entre os principais entraves na apicultura brasileira.

Essa informação consta de estudo setorial de mercado para o mel e produtos derivados, realizado por consultoria contratada pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, que será divulgado durante o 16° Congresso Brasileiro de Apicultura.

Caravana de apicultores


Com o objetivo de acessar novas informações e tecnologias que possibilitem dinamizar a Apicultura em Alagoas, cerca de 140 apicultores das regiões do Sertão, Agreste, Litorais, Norte e Sul, e Zona da Mata alagoana participam de 22 a 25 de maio, em Aracajú (SE), do 16º Congresso Brasileiro de Apicultura.

Durante o encontro será debatido o desenvolvimento da apicultura no Brasil, além das dificuldades e soluções propostas para o setor. De acordo com a gestora do APL Apicultura no Sertão, Rubia Barbalho, esta é uma oportunidade para os produtores e técnicos do setor se reciclem e contribuam para o desenvolvimento do segmento em Alagoas. “Nossa missão é possibilitar o intercâmbio com os outros produtores e culturas apícolas para que Alagoas se mantenha em constante crescimento”, afirma Rubia.

Fonte: Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos