Terremoto causa mais de 2.500 mortes na Indonésia

Um forte terremoto matou ao menos 2.500 pessoas, feriu milhares e destruiu vários prédios na região central da Indonésia no início deste sábado, no pior desastre do país desde o tsunami de 2004, informou o governo indonésio.

O tremor de 6,2 graus na escala Richter atingiu o país às 5h54 locais (19h54 de sexta-feira em Brasília) e seu epicentro foi situado a 37,6 km ao sul da cidade de Yogyakarta (a 400 km a sudeste de Jacarta), na ilha de Java, informou a Agência Sismológica de Jacarta.

A população estimada de Yogyakarta é de cerca de 500 mil habitantes.

Os telhados de muitas residências desabaram e hotéis e prédios do governo foram destruídos. Com pontes e estradas seriamente danificadas, muitos dos feridos tiveram que ser transportados com dificuldade por táxis ou caminhonetes em rotas alternativas.

O abalo sísmico também causou problemas no abastecimento de energia elétrica e nas linhas telefônicas.

O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou que o Exército retirasse as vítimas do local do tremor, que causou pânico nos moradores.

Mais de nove horas após o terremoto, o número oficial de mortos era de 2.517 pessoas, de acordo com Direvan, autoridade do escritório de emergência do Ministério de Assuntos Sociais. Cerca de dois terços das mortes ocorreram no distrito de Bantul, que foi devastado.

"O número continua crescendo", afirmou Arifin Muhadi, da Cruz Vermelha da Indonésia, acrescentando que aproximadamente 2.900 pessoas foram feridas.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos