Pequim ordena retirada da comunidade chinesa do Timor Leste

O governo da China enviará amanhã um avião para retirar os cidadãos chineses que vivem no Timor Leste devido à onda de violência dos últimos dias na capital, Dili, informou neste domingo a agência oficial Xinhua.

A comunidade chinesa no Timor Leste é formada por cerca de 500 pessoas, embora muitas delas já tenham deixado o país nas últimas semanas, segundo comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores chinês.

No último dia 9, Pequim recomendou aos cidadãos que não viajassem ao Timor Leste "se não fosse estritamente necessário", devido à instabilidade política nesse jovem Estado.

É a terceira vez neste ano que a China ordena a retirada –total ou parcial– de seus cidadãos em outro país. Já realizou operações similares no Nepal e nas Ilhas Salomão, também abaladas por conflitos nos últimos meses.

O presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão, deveria iniciar amanhã uma visita oficial à China, mas a viagem foi cancelada na semana passada.

A República Popular da China apoiou o movimento separatista do Timor Leste em seu conflito com a Indonésia e enviou grupos de policiais para participar das missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) nesse país, que se tornou um Estado soberano em 2002.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos