Governo fiscalizará aplicação de verbas em Teotônio Vilela

O município de Teotônio Vilela foi um dos 60 sorteados hoje pelo Programa de Fiscalização da Controladoria-Geral da União, CGU. O município passará por vistorias para averiguar a aplicação dos recursos públicos federais.

Como possui mais de 20 mil habitantes, os técnicos da CGU fiscalizarão as áreas de habitação, saneamento e urbanismo, grupo de temas também escolhido nesta sexta-feira. Quando também foram sorteados doze estados – Alagoas não está na lista – que serão fiscalização nas áreas de desporto, direito da cidadania e segurança pública.

De acordo com o ministro interino do Controle e Transparência (Controladoria Geral da União – CGU), Jorge Hage, o sorteio inibe a corrupção. Isso porque, segundo ele, mantém os administradores públicos em alerta, já que seu estado ou município pode ser sorteado a qualquer momento.

"A Controladoria vem fazendo isso desde o início de 2003. O programa [de sorteios] foi lançado quando Waldir Pires era ministro da CGU, exatamente com a idéia de ser um fator dissuasório da corrupção", disse. "Os resultados são concretos. Nós temos encontrado em inúmeros estados, documentos, panfletos, folhetos de associações de municípios, conclamando os municípios a se prepararem, porque a Controladoria pode chegar a qualquer momento", acrescentou.

Mais de mil municípios foram sorteados nos 20 sorteios realizados até hoje e o último relatório divulgado apontou irregularidades no município de Jacuípe.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos