Seagri está concluindo relatório da vacinação contra a aftosa

“Alagoas está bem perto de deixar a zona de risco desconhecido em relação à febre aftosa”. A afirmação é do secretário da Agricultura, Kleber Torres, que está acompanhando a conclusão do relatório que será entregue, na próxima semana, ao governador Luis Abílio (PDT).

Segundo Kleber Torres a divulgação dos números será feita pelo governador que, na ocasião, fará uma explanação das metas e objetivos até a segunda etapa da campanha, que acontece em outubro. “O governador faz questão de anunciar os números numa coletiva em Palácio. Esse compromisso foi firmado na abertura da campanha e, como temos a convicção de que a meta de vacinar 80% do rebanho alagoano foi atingida, ele quer reunir o setor agropastoril para solidificar a parceria que deu certo nesta etapa”, diz o secretário.

Mesmo atingindo a meta, com percentual semelhante ao da última etapa, quando foram vacinados mais de 90% do rebanho, o secretário chama a atenção dos criadores que, porventura, vacinaram mas não fizeram a declaração. “Dispomos de um cadastro com o nome de todos os pecuaristas; por isso vamos saber quem não entregou o documento. Infelizmente quem não fizer sua parte será penalizado de acordo com as leis em vigor”, alerta.

Estrutura

Nesta primeira etapa o Governo de Alagoas montou uma mega-estrutura para que a meta fosse alcançada. A Secretaria da Agricultura estruturou os escritórios e unidades regionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária, criada recentemente pelo Estado, atendendo uma das exigências do Ministério da Agricultura para que Alagoas saia da zona de risco desconhecido, para a zona de risco médio.

“Depois disso, a secretaria irá solicitar ao ministério uma auditoria para atestar a implementação das medidas”, afirmou Kleber Torres, confirmando que o anuncio do resultado, pelo governador Luis Abílio, deve acontecer no máximo em 20 dias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos