Equador faz 2 a 0 e complica Polônia

O Equador deu uma grande passo nesta sexta-feira para se classificar às oitavas-de-final da Copa do Mundo. A equipe venceu por 2 a 0 a Polônia, na estréia dos times no Mundial. Foi a segunda vitória dos equatorianos na história das Copas.

Os times se enfrentaram na segunda partida da Copa, após terem assistido à convincente vitória da Alemanha por 4 a 2 sobre a Costa Rica. Na segunda rodada do grupo A, a Polônia vai para o desespero diante da Alemanha, ao passo que Equador e Costa Rica fazem a outra partida da chave.

Com a anfitriã Alemanha figurando como favorita absoluta e virtual classificada para a próxima etapa do Mundial – e a Costa Rica aparecendo como a equipe mais fraca do grupo -, equatorianos e poloneses duelam mais diretamente pela segunda vaga do grupo.

Após ficar fora dos Mundiais de 1990 a 1998, é a segunda disputa seguida de que a Polônia participa. Já o Equador participa de sua segunda Copa na história – a 1ª foi o Mundial disputado em 2002 na Coréia do Sul e Japão.

O começo do jogo foi morno, com os poloneses apresentando maior domínio de bola sem contudo criar boas chances. Aos 14min, a Polônia teve a seu favor uma falta perigosa próxima à grande área, mas a cobrança passou longe do gol.

Aos poucos, o Equador foi equilibrando as ações e saindo mais para o ataque e, aos 23min, marcou com Carlos Tenório. Em falha da zaga adversária, De La Cruz cobrou o lateral pelo lado direito do campo, Delgado se antecipou à defesa da Polônia e cabeceou para o meio da área, onde Tenório arrematou livre de cabeça para abrir o placar.

Após sofrer o gol, diante de um estádio em que a grande maioria de torcedores eram poloneses, a seleção européia se desorganizou, abrindo espaço para o Equador criar outras boas chances. Em uma delas, De La Cruz quase ampliou, chutando cruzado e rasteiro para boa defesa de Boruc.

Smolarek e Hurtado levaram cartão amarelo no primeiro tempo, que teve poucas faltas mas apresentou algumas entradas mais fortes. Em um delas, aos 41min de jogo, Krzynowec sofreu falta bem próxima à área da equipe adversária mas, para desespero do polonês, o árbitro nada marcou. Depois desse lance, a Polônia ainda teve seqüência de dois escanteios, mas não aproveitou.

Mais do mesmo

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações, inclusive no que diz respeito ao futebol apresentado. A Polônia manteve maior controle da bola, mas não chegou a ameaçar o Equador nos primeiros minutos da etapa final.

Aos 7min, Krzynowek recebeu lançamento e chutou para as redes, mas o auxiliar anotou corretamente impedimento. Aos 12min, após cruzamento pela direita, o ataque polonês desperdiçou boa oportunidade, com o chute a gol estourando em cima da zaga rival.

O Equador respondeu com Delgado que, em jogada individual, driblou os zagueiros na entrada da área, mas se desequilibrou e perdeu a bola na frente do goleiro. Com a vantagem de 1 a 0 no placar e a baixa eficiência do adversário, o Equador optou por se precaver e substituiu seu capitão Tenório, contundido, por Guagua.

A Polônia até buscou ficar mais ofensiva, com a saída do volante Sobolewski e a entrada do atacante Jelen, mas foi o Equador que voltou a marcar, com Delgado, aos 35min da segunda etapa. Delgado recebeu livre de Kaviedes na pequena área e só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol.

No final da partida, a Polônia foi de forma desorganizada para o ataque, e chegou a acertar uma bola no travessão de Mora, com Jelen. Apesar de parecerem entregues na partida depois do lance, os poloneses ainda mandaram outra bola na trave equatoriana, com Brozec, aos 45min da segunda etapa.

Com a vitória por 2 a 0, o Equador pode até garantir sua classificação diante da Costa Rica, ao passo que os poloneses têm praticamente obrigação de bater a Alemanha.

Fonte: UOL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos