Palmeira dos Índios ganha Farmácia Popular do Governo Federal

A primeira unidade da Farmácia Popular do Brasil em Alagoas será instalada em Palmeira dos Índios no início do mês de julho. O programa é fruto de uma parceria firmada entre o Governo Federal e a Secretaria Municipal de Saúde e propiciará a venda de medicamentos com preço de custo aos pacientes que se cadastrarem no sistema.

Em cada unidade, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A sede estará localizada no centro da cidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Paulo, a estrutura e os medicamentos já chegaram à Palmeira dos Índios. Ele explicou que a partir do funcionamento do programa, os remédios terão preços reduzidos de 20% até 80%. “A iniciativa pretende atender a população carente e proporcionar acesso há melhores condições de saúde”, explica.

A composição das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids e o combate à dengue, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.

Um dos principais motivos para a implementação de um programa dessa natureza é o alto custo dos medicamentos em geral. Nesse sentido, o Governo Federal criou a Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quanto necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos