Assentados de Maragogi recebem apoio para projeto produtivo

Um convênio firmado entre o Banco do Nordeste e a Associação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (FSCJ) vai garantir R$ 100 mil para os assentados da Cooperativa Agrícola de Produção e Comercialização (Coopeagro) de Maragogi. O contrato será assinado hoje, na Escola do Assentamento Costa Dourada, durante o Dia da Agricultura Familiar Especial de Maragogi, evento promovido pelo BNB em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nordeste Cidadania, Prefeitura de Maragogi, Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag) e outras instituições locais.

“Os recursos serão utilizados para incentivar culturas de subsistência como batata doce, inhame e cará, bem como favorecer novos plantios, nas áreas ainda não produtivas, das seguintes culturas: pimenta, banana comprida, banana pacova, mamão, abacaxi, maracujá e acerola. Também serão destinados à criação de pequenos animais e ao cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica e mata ciliar”, informa o gerente de Suporte a Negócios da Agência Maceió Farol, David José Santana Maciel. Ele esclarece que o convênio beneficiará 58 famílias de assentados organizados na Coopeagro e que o apoio financeiro é na forma de recursos não-reembolsáveis.

O convênio é fruto do Programa de Apoio a Projetos Produtivos Solidários, uma parceria entre o BNB, Ministério do Trabalho e Emprego, e Secretaria Nacional de Economia Solidária. “Com essa parceria foi criado o Fundo de Desenvolvimento Regional, para o qual concorrem projetos sociais oriundos de instituições não-governamentais que possuem um trabalho voltado para economia solidária. Em Alagoas, o projeto da FSCJ foi selecionado”, destaca Maciel.

Dia da Agricultura Familiar

Durante todo o dia de hoje, estão sendo esperados cerca de 800 agricultores familiares dos municípios de Barra de Santo Antonio, Campestre, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

Na programação contam palestras técnicas, serviços de saúde, distribuição de mudas de cajueiro anão e de alevinos, apresentações artísticas e outras atrações. Participarão as seguintes instituições: Fetag, Movimento Minha Terra, Secretaria Executiva de Agricultura do Estado de Alagoas, Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra, BNB e Prefeitura de Maragogi.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos