TRE visita municípios que devem ter reforço policial nas eleições

Nesta sexta-feira, pela manhã, integrantes do Tribunal Regional Eleitoral, da cúpula de Segurança Pública, da Polícia Federal e do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército visitam municípios do interior que apresentam clima de tensão por motivos políticos.

A visita faz parte da preparação para garantir segurança nas eleições de outubro. Participam da visita o presidente do TRE, José Fernando Lima Souza, o superintendente da Polícia Federal, Rogério Cota, o secretário de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo, o diretor-geral de Polícia Civil, Robervaldo Davino e o coronel Asdrúbal Saraiva, do Exército.

O grupo sairá da sede do 59º Batalhão, no Farol, às 6h, e as cidades visitadas são Batalha, Minador do Negrão e Coruripe. A previsão é chegar ao município de Minador do Negrão às 9h30, em seguida, as autoridades visitam Batalha e por último, Coruripe.

Em cada município, a cúpula da SCJDS, o comandante do 59º Batalhão, o superintendente da PF e a presidência do Tribunal Regional Eleitoral vão conversar com os juízes eleitorais e se reunir com os delegados e comandantes dos batalhões. “Vamos ouvir daqueles que vivem o clima das eleições, como estão os ânimos dos moradores e políticos, para só então, podermos traçar as estratégias para o policiamento ostensivo”, explicou o secretário Ronaldo dos Santos.

Reforço policial

Na última segunda-feira, as autoridades que participarão da visita estiveram reunidas na sede do TRE, quando definiram as primeiras estratégias para garantir a segurança nas eleições. Na reunião, o desembargador Fernando Tourinho anunciou que alguns municípios podem receber reforço da Polícia Militar e do Exército, mas ainda não foram definidos os municípios.

O secretário, coronel Ronaldo, disse ainda que nos municípios que receberão reforços, a Polícia Militar estará presente um mês antes das eleições.

Tensão política

Recentemente o município de Batalha ficou em estado de alerta por causa das mortes do chefe da segurança do prefeito de Batalha, Edvaldo Joaquim de Matos, 62, que também era cunhado de Paula Dantas e do assessor de gabinete do prefeito, Samuel Cavalcante Cintra Júnior, 19, irmão da primeira-dama da cidade, Marina Cintra Dantas.

O município de Minador do Negrão também é marcado pela violência. Em 31 de janeiro de 2004, o deputado estadual Cícero Ferro sofreu uma emboscada e levou oito tiros. O primo do parlamentar, José Maria Ferro, também estava no carro e foi baleado. Cícero Ferro foi atingido na cabeça, boca, tronco, braço e pernas, chegou a ficar internado na UTI, mas se recuperou do atentado.

Já a cidade de Coruripe, segundo declarações do deputado estadual João Beltrão, está vivendo um clima de tensão por conta das eleições. Ele chegou a declarar, num programa de rádio, que “a espingarda ia vadiar em Coruripe”.

Com informações da assessoria da Secretaria de Justiça e Defesa Social

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos