Lula abre campanha e dá recado a oposição: ‘meçam suas línguas’

Isabelle FigueirôaPernambucanos lotam comício de Lula

Pernambucanos lotam comício de Lula

Em um discurso que durou cerca de quarenta minutos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou de lado sua imagem "Lulinha paz e amor" e alfinetou os adversários: "Não baixarei o nível como presidente, meçam suas línguas, nós também temos língua. Respeito é bom e se eles não agem com respeito, podem ter certeza que não ficaremos mais quietos." O primeiro comício público da campanha de Lula à reeleição foi realizado em Brasília Teimosa, neste sábado, e registrou a presença de 3,5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

O evento contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; do presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB); e do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini. Os candidatos ao Governo de Pernambuco Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB) também estavam presentes, demonstrando a unidade das duas frentes em torno da reeleição – Frente Melhor pra Pernambuco (PRB/ PT/ PTB/ PAN/ PMN/ PC do B) e Frente Popular de Pernambuco (PP/ PDT/ PS / PL/ PSB), respectivamente.

Além desses, participaram do comício candidatos a deputado estadual e federal de ambas as coligações e os prefeitos João Paulo (Recife), Luciana Santos (Olinda), Newton Carneiro (Jaboatão), Zé da Luz (Caetés), José Aglaílson (Vitória de Santo Antão), João Lemos (Camaragibe) e Lula Cabral (Cabo).

DISCURSOS – Augusto César (PTB), o vice de Humberto (PT), estreou os discursos da noite, sendo seguido pelo escritor Ariano Suassuna, pelo empresário Armando Monteiro Filho e pelo candidato ao Senado pelo PCdoB, que foi taxativo com relação ao adversário do PMDB, Jarbas Vasconcelos: "Ele não quer debater, não quer dar explicações ao povo porque se acha forte. Mas ele é fraco".

Em seguida, foi a vez do candidato ao Senado Jorge Gomes (PSB), o qual enfatizou a unidade política em função do interesse do povo. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, lembrou que "ainda tem muita luta pela frente". Ainda discursaram o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB) e o prefeito de Petrolina Fernando Bezerra Coelho (PSB), todos cumprindo o tempo limite de cinco minutos de oratória.

Demonstrando o tom democrático do palanque, Humberto Costa saudou o adversário Eduardo Campos. O candidato ao Governo do Estado pelo PSB disse que a "luta principal é reeleger Lula", acrescentando que "estamos aqui não só para ganhar a eleição, mas para segurar o governo de Lula".

Antecedendo o discurso do presidente-candidato, o prefeito do Recife João Paulo, coordenador estadual da campanha de Lula, não mediu esforços para atingir os adversários: "eles [a oposição] são capazes de tudo". No entanto, o prefeito assegurou que "nessa guerra, Lula encontrará em Pernambuco militantes-soldados que vão reconduzi-lo à Presidência".

Pontualmente às 19h30, o presidente Lula iniciou o seu primeiro discurso como candidato à reeleição, enfantizando a "aula de democracia" que recebeu de Humberto e Eduardo, os quais revelou considerar como filhos. "Duvido que no Brasil já tenha sido registrada uma atitude civilizada como essa. Essa demonstração de democracia é inédita", declarou.

Após falar dos feitos da sua gestão enquanto presidente – o que já havia sido discursado pelos outros políticos -, Lula concluiu dizendo que o seu maior orgulho foi ter cumprido a promessa de matar a fome da população miserável, garantindo-lhes três refeições diárias. "Essa é a grande obra da minha vida".

Agenda

Depois de discursar para a multidão, Lula seguiu para o hotel Recife Palace, onde está hospedado. De lá, o presidente seguiu para a casa do prefeito João Paulo, no bairro das Graças, Zona Norte da cidade, para um jantar, com as presenças das chapas majoritárias e poucos assessores.

Lula continua a campanha no Recife neste domingo (23), quando participa, às 9h30, da plenária O Futuro do Nordeste, na Academia Santa Gertrudes, no Alto da Sé, em Olinda. O evento será um encontro com um grupo de intelectuais e candidatos ao governo de Estados do Nordeste que apóiam sua reeleição.

Fonte: JC OnLine

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos