Encontro estimula debate afro-religioso nas escolas públicas

A partir do princípio de que a escola é um espaço de interação social, em que há grande diversidade de comportamentos, etnias e religiões, será realizada amanhã, das 7h às 18h, no auditório do Palácio República dos Palmares, o “Encontro Afro Alagoano de Educação Aiê/Orum – A Dança da Infância nos Terreiros Religiosos”. O objetivo é propor uma reflexão sobre os valores religiosos da criança e do adolescente no ambiente escolar.

Promovido pela Secretaria Executiva de Educação, por meio do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, o evento é voltado para professores, jovens de terreiros religiosos de Maceió e estudantes entre 10 e 18 anos da rede estadual de ensino. Cerca de 200 pessoas participam das discussões.

Segundo Arísia Barros, coordenadora do Núcleo Temático, é comum o relato de pais que contam como seus filhos sofrem discriminação por conta da sua cor e crença. Por isso nossa iniciativa em promover essa discussão. Se não trabalharmos desde cedo a auto-estima e a história da afro-descendência nesses jovens, eles vão crescer sem identidade e sem o conhecimento de suas raízes?, explica Arísia.

Outro ponto a ser debatido é a Lei 10.639/03, que lida com a inclusão do estudo da história da África no currículo escolar; como ela vem sendo trabalhada nas unidades de ensino e a sua relevância no processo de inclusão étnico-racial em sala de aula.

Programação – A abertura contará com apresentação artístico-cultural. A partir das 8h30, será realizada a palestra “A educação como processo contínuo de construção e respeito às matrizes religiosas”, seguida de debate até às 12h.

À tarde, as discussões são retomadas com a mesa-redonda “Contando histórias: os mitos da religiosidade negra”. Às 14h30, será realizada a oficina temática, “Construindo minha história identitária: eu sou assim”.

As palestras serão ministradas pelo diretor de Programas de Ações Afirmativas da Religiosidade Afro-Brasileira, da Secretaria de Promoção e Política da Igualdade Racial da Presidência da República, Jorge Carneiro; representantes da religiosidade afro-brasileira da Bahia; representante da Fundação Palmares, Lindinalva Barbosa e Josenice Guimarães, representante da Casa Religiosa Lie Iya Naso Oka.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos