Governador lança Programa do Biodiesel de Alagoas

Alagoas 24 HorasCoordenador nacional do programa de biodiesel

Coordenador nacional do programa de biodiesel

O governador Luis Abílio (PDT) oficializou hoje, o programa de Biodiesel para o Estado de Alagoas. Em solenidade no auditório do Palácio República dos Palmares, Abílio falou para autoridades, empresários do agronegócio e a imprensa, sobre os investimentos e perspectivas da nova cultura, que vai impulsionar a geração de emprego e renda, principalmente para pequeno agricultor do Semi-Árido alagoano.

O Probiodiesel/AL foi oficializado pelo decreto Nº 3.261, de 28 de junho de 2006, com o objetivo de implementar, de forma sustentável, tanto técnica como economicamente, a produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

Segundo o coordenador nacional do programa, José Onório Acarini, no Brasil já existem 2.300 postos comercializando o combustível e a produção já totaliza 1,5 milhão de litros mensalmente.

Para a execução do programa o Governo de Alagoas firmou acordo de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A coordenação do programa é composta pela Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Seplan) e Sebrae.

Municípios beneficiados

Em Alagoas o Probiodiesel já está avançado nos municípios de Água Branca, Arapiraca, Canapi, Ibateguara, Maribondo, Mar Vermelho e Palmeira dos Índios. Nestas cidades estão instaladas 45 unidades produtivas, utilizando as variedades de sementes recomendadas pelo Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel (PNPB).

Os municípios foram selecionados no primeiro zoneamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Já foi elaborado o projeto de um novo zoneamento, incluindo mais 33 cidades aptas para o plantio da mamona e outras oleaginosas.

Negócios

Como forma de incentivo e garantia de retorno, a primeira colheita, que está prevista para outubro, será comprada pela indústria de Óleos Vegetais de Alagoas (Oleal), com sede em Arapiraca que, por meio de contrato, firmou o compromisso de comprar toda a safra.

“O Probiodiesel será a redenção do Semi-Árido Alagoano. O Governo do Estado está empenhado para que o programa recebe todo apoio necessário e a Secretaria da Agricultura está coordenando a distribuição de sementes e garantindo, aos envolvidos, toda assistência técnica”, disse Kleber Torres, secretário da Agricultura.

Outra realização do programa foi a instalação de três sementeiras, em Ibateguara, Palmeira dos Índios e Arapiraca, para o fornecimento de sementes de qualidade aos agricultores. Uma delas, a Renascer, em Ibateguara, já tem o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tornando-se a primeira sementeira oficial alagoana.

Mais opções

Para o superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, o cultivo da mamona não será limitado ao biodiesel, já que a matéria-prima pode ser utilizada para outros fins. É um trabalho de parceiros que vai impulsionar novas formas de negócios, por meio de uma mesma cultura, já que a mamona, por exemplo, tem mais de 700 aplicativos. Vamos trabalhar para que o maior número de famílias tenha acesso a esta nova fase econômica de Alagoas”, afirmou o superintendente.

Empreededorismo

Para que o Probiodiesel não se limite a um perfil de subsistência para as famílias beneficiadas, o programa conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio de uma unidade-piloto de produção de biodiesel e o projeto de formação de mão-de-obra, que está sendo elaborado pela Funesa e pelos membros do comitê gestor estadual. O objetivo é que o produtor deixe de ter um perfil de subsistência e passe a ser empreendedor.

“O grande propósito deste programa é transformar o homem do campo num empreendedor. Ele terá todas as condições necessárias para que seu negócio cresça. Para isso vamos oferecer sementes e assistência técnica e aguardar os primeiros resultados”, disse Márcio Pinto, secretário de Planejamento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos