Prefeitos na mira da CPMI das “Sanguessugas”

Otávio PraxedesCarlos Sampaio apresentou relatório com as prefeituras beneficiadas no esquema Planan

Carlos Sampaio apresentou relatório com as prefeituras beneficiadas no esquema Planan

Depois dos senadores e deputados federais, chegou a vez dos prefeitos envolvidos no esquema Planan trabalhar para provar sua inocência. Hoje a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas apresentou relatório que demonstra a ligação de 37 parlamentares que receberam propina do empresário Luiz Antonio Vedoin com 60 prefeituras que também teriam sido beneficiadas no esquema de fraude na compra de ambulâncias.

O documento reúne 60 planilhas sobre cada município investigado, relacionando o parlamentar que apresentou a emenda para a compra da ambulância e o valor da propina que teria sido paga pela Planam (empresa de Vedoin) ao próprio parlamentar e aos prefeitos.

Para averiguar os municípios beneficiados, o sub-relator de Sistematização da CPMI, Carlos Sampaio (PSDB/SP), analisou as emendas apresentadas pelos 37 parlamentares especificamente para a compra de ambulâncias e ouviu o depoimento do Luiz Vedoin, proprietário da Planan. "Havia uma triangulação, que nós estamos fechando neste primeiro momento com relação aos 37 parlamentares que receberam propina em suas próprias contas bancárias, por meio de assessores ou de parentes", disse.

"O que se está percebendo é que existiam parlamentares que eram verdadeiros gerentes regionais nesse esquema de corrupção. Cooptavam outros parlamentares e distribuíam as ambulâncias e ganhavam um percentual para si, como alguém que cooptou, e repassavam também para esse outro parlamentar", destacou Sampaio.

Com Agência Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos