Educação abre inscrições para seleção de professores-monitores

A Secretaria Executiva de Educação abre hoje, as inscrições para o processo seletivo de contratação de professores-monitores, destinado ao preenchimento de 2.038 vagas na rede estadual de ensino. A seleção é para professores de Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, Espanhol, Inglês e Português. As inscrições prosseguem até o dia 12 de setembro.

Para participar, o candidato precisa ser graduado em licenciatura ou ter cursado pelo menos 50% dessa licenciatura, ou mesmo ser graduado em áreas afins. As vagas vão atender às carências constatadas na capital e o interior do Estado.

A seleção será feita por uma comissão designada pelo secretário de Educação, por meio de portaria, obedecendo os critérios previstos no edital. Uma das condições para participar da seleção é o candidato não possuir vínculo ativo no serviço público municipal, estadual e federal, salvo no caso de acumulação permitida pela Constituição Federal.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas das 8 às 17 horas, nas 15 sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), distribuídas em Maceió e no interior do Estado, com a apresentação de ficha de inscrição devidamente preenchida, cópia da carteira de identidade e CPF para ser autenticada com a apresentação dos originais, declaração explicitando a existência ou não de vínculo empregatício e indicação da carga horária (em modelo a ser fornecido no local da inscrição).

O candidato deverá se inscrever para exercer a monitoria apenas em uma CRE, e em uma única disciplina. Os aprovados na seleção poderão prestar serviços em qualquer um dos municípios abrangidos pela CRE para qual o se inscreveu.

Inscrições anteriores – Os candidatos inscritos no processo seletivo anterior, nos dias 12, 13, 14, e 16 de junho, suspenso por determinação judicial, só precisarão substituir o cartão de inscrição anterior pelo atual. Estes candidatos somente terão seus títulos pontuados, caso sejam aprovados na prova específica (escrita) constante no novo edital. Os portadores de deficiências terão reservadas 5% das vagas, conforme legislação em vigor.

O contrato do professor monitor terá duração de 12 meses e será para uma carga horária de 40 horas semanais, de acordo com as necessidades da rede estadual de ensino. O salário será de R$ 5,40 por hora aula.

O professor monitor aprovado poderá ter o contrato com o Estado rescindido a qualquer momento, caso a Secretaria Executiva de Educação encaminhe professor do quadro efetivo para ocupar a vaga temporariamente preenchida pelo professor monitor.

Provas – As provas específicas para as disciplinas para as quais cada candidato se inscreveu serão realizadas no dia 24 de setembro e terão caráter eliminatório. O candidato terá que tirar nota igual ou superior a 5, para concorrer à análise de documentos e currículos. O local da prova será informado no ato da inscrição.

A nota da prova objetiva terá peso 6; a nota obtida na avaliação dos títulos terá peso 4, mas tanto a prova escrita, quanto a prova de títulos terá uma pontuação máxima de 10 pontos. A soma das duas notas será dividida por 10 e o resultado dessa operação será a nota final do candidato.

“Estamos cumprindo todas as exigências feitas pela Procuradoria Regional do Trabalho, a exemplo da inclusão da prova de conteúdos específicos e esperamos até meados de outubro, estarmos com as contratações provisórias do monitores resolvidas”, informou o secretário adjunto de Educação, Roberto Jorge Vasconcelos.

A previsão da secretaria é divulgar o resultado no dia 3 de outubro. Roberto Jorge alerta aos candidatos que se inscreveram no processo anterior, para que ratifiquem suas inscrições.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos