Petrobras lança programa Jovem Aprendiz em Pilar

Programa de inclusão social oferece capacitação técnica gratuita a jovens de baixa renda

Contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho através da qualificação social e profissional é um dos objetivos do Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que será lançado no próximo dia 20, a partir das 14h30, na sede do Ativo da Petrobras, a 37 km da capital alagoana.

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz reflete o compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável. Isso porque vai proporcionar a milhares de jovens a oportunidade do aprendizado de um ofício e da cidadania. O programa integra o Programa Petrobras Fome Zero.

A solenidade de lançamento contará com a presença de representantes do poder público do município de Pilar, da Delegacia Regional do Trabalho, além de gerentes da Petrobras e dos jovens alagoanos que participarão do programa. Na ocasião, serão apresentados os fundamentos da iniciativa, que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Fundação Abrinq, Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e Fundação Pró-Cefet.

Em todo o Brasil, serão 2.777 jovens atendidos pelo Programa, distribuídos por região: Norte- 78, Nordeste- 894; Sudeste- 1626, Sul-160 e Centro Oeste -19.

Em Alagoas, 23 jovens serão beneficiados com esta ação social, que atende pessoas com idade entre 15 anos completos e 17 anos e 9 meses, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que residem em áreas próximas das unidades da empresa.

Benefícios

Cada jovem selecionado atendeu ao pré-requisito de estar matriculado no sistema de ensino regular e com freqüência comprovada. Todos participarão de capacitações sobre temas como educação e cidadania, tecnologia e qualidade de vida, responsabilidade social e ambiental, qualificação técnico-profissional, entre outros. Eles serão treinados e capacitados para o mercado de trabalho, atendendo aos requisitos legais do programa. As áreas de formação serão escolhidas de acordo com as necessidades de cada região atendida.

Os menores aprendizes desenvolverão atividades na área administrativa, terão carteira assinada, cumprirão jornada máxima diária de quatro horas e receberão salário mínimo integral, tíquete refeição, 13º salário, férias coincidindo com as do calendário escolar, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

De acordo com o gerente do Ativo da Petrobras em Alagoas, engenheiro Samuel Guimarães Santos, o programa proporciona melhoria nas condições de vida da população por meio da aprendizagem, além de fortalecer a integração da empresa com a comunidade local.

Com a iniciativa, a Petrobras cumpre a Lei do Aprendiz 10.097/2000, que prevê a contratação de menores por empresas de grande e médio porte. As contratações têm a duração de 02 anos e ocorrerão em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, com exceção do Acre, onde não há atividade de produção da empresa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos