Eleitores de Roteiro escolhem novo prefeito no dia 3 de dezembro

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, agora há pouco, a sugestão do presidente do órgão, José Fernando Lima Souza, de realizar as eleições de Roteiro no dia 3 de dezembro.

A resolução foi formulada na última quarta-feira e levada ao pleno nesta segunda, quando foi aceita por unanimidade pelos desembargadores. Também hoje foi aprovado o calendário eleitoral formulado pela presidência do TRE, que será publicado amanhã, na edição do Diário Oficial do Estado.

O município de Roteiro, distante 49 quilômetros de Maceió, pertence a 18ª zona eleitoral e tem 4.525 eleitores, divididos em 13 sessões eleitorais.

No início da última semana, a cidade teve três pessoas assassinadas. Entre as vítimas, o prefeito de Roteiro, Edvaldo dos Santos, que foi eleito como vice e assumiu o mandato após a renúncia do prefeito eleito.

O presidente da Câmara de Vereadores do Município, Damião Amâncio, tomou posse, mas tem o dever de convocar novas eleições para que a população escolha o prefeito que terminará o madato de Edvaldo dos Santos.

Sessão

Nesta segunda-feira, os desembargadores analisaram cerca de 60 processos, a maioria, referente a infrações de propaganda eleitoral.

Por conta do grande número de processos, a sessão terminou agora há pouco e a resolução com a sugestão da data para as eleições de Roteiro foi a última a ser analisada.

Por conta do horário, os desembargadores não analisaram os processos que pedem tropas federais para mais três municípios: Roteiro, Piaçabuçu e União dos Palmares.

Sobre os outros pedidos – para sete zonas eleitorais – a assessoria do TRE diz que ainda não obteve resposta do TSE, que vai questionar o governador Luis Abílio sobre a necessidade das tropas, para então voltar a analisar o pedido.

Os municípios que solicitaram a presença do Exército para garantir a segurança nas eleições são Rio Largo, Satuba, São Luiz do Quitunde, Batalha, Delmiro Gouveia, Minador do Negrão Coruripe e Flexeiras.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos