Polícia Federal vai atuar na repressão aos crimes eleitorais

Para impedir crimes como a compra de votos, o transporte de eleitores pago por candidatos e a boca de urna, a Polícia Federal vai usar todo seu efetivo neste domingo. Serão oito mil agentes federais, sendo 1,6 mil em São Paulo e 1,5 mil no Rio de Janeiro, os maiores colégios eleitorais do país.

De acordo com o coordenador geral de Defesa Institucional, delegado Lázaro Moreira Silva, esta é a primeira vez que a PF vai atuar no Distrito Federal, onde estarão de plantão 300 agentes.

Antes mesmo da votação, os agentes federais realizaram algumas prisões por conta das investigações prévias. “O trabalho de inteligência já está sendo feito há algum tempo e, nos últimos dias, tem se intensificado”, afirmou Lázaro Silva.

No entorno do Distrito Federal, bem como em outras regiões metropolitanas, a PF montará barreiras para fiscalizar o trânsito de eleitores. É comum nessas regiões, os eleitores votarem para prefeito no seu município e, depois, transferirem o voto para votar no outro estado, nas eleições gerais. Com isso, há candidatos que financiam a viagem desses eleitores, mas cobram voto cativo em troca.

Eleitores flagrados realizando manifestações coletivas (como gritos favoráveis a seu candidato) serão detidos na superintendência da PF e, depois de prestar depoimento e assinar termo de ocorrência, serão liberados para votar. O mesmo ocorrerá com aqueles pegos em veículos coletivos pagos por candidatos.

Segundo o coordenador de Defesa Institucional da PF, foi necessário reforçar o efetivo de algumas localidades no Acre e no interior de Pernambuco. E, em algumas cidades onde não há delegacia da PF, a Polícia Civil é quem fará a fiscalização para evitar a prática de crimes eleitorais.

Alagoas

No Estado de Alagoas, a Polícia Federal contará com seis bases, sendo uma na capital – em Jaraguá – e outras cinco no interior do Estado.

Nos municípios do interior do Estado – Batalha, Arapiraca, Minador do Negrão, Chã Preta e Flexeiras, todos escolhidos por histórico de violência política ou focos de tensão – cada base da PF terá a presença de um delegado, um escrivão e dois agentes de plantão.

Com Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos