Quinta edição da Feira Camponesa chega a Maceió

A Comissão Pastoral da Terra de Alagoas realiza apartir de amanhã, 03.10.2006, a quinta edição da Feira Camponesa. O evento acontecerá na Praça da Faculdade, região do Prado, Maceió. Cerca de 130 feirantes comercializarão seus produtos, numa articulação que reúne produtores da Mata Norte, Agreste, Litoral Norte e Sertão.

A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Agricultura e ITERAL, visando articular os focos de produção camponesa em Alagoas. A cerimônia de abertura do evento será amanhã, 03.10, às 18h30.

Os grupos produtores que participam das feiras camponesas são acompanhados por uma equipe de agrônomos e técnicos agrícolas que estimulam a prática do cultivo orgânico e desenvolvem uma consciência ambiental para a implementação da agroecologia nas áreas reformadas.

Em junho desse ano, durante a IV Feira Camponesa, dezessete grupos comercializaram 201.799 toneladas de alimentos: foram oito assentamentos, com 67,6 % dos produtos vendidos e nove acampamentos, respondendo por 32,4 % das vendas. Para a quinta edição, a equipe técnica da CPT estima que 250 toneladas de alimentos chegarão à Praça da Faculdade: cinqüenta itens entre frutas, hortaliças e tubérculos; além dos produtos beneficiados: comidas típicas e peças artesanais.

Os desafios da produção

As feiras camponesas cumprem um importante papel junto ao Poder Público na reivindicação de políticas para a produção camponesa. A criação de espaços para a comercialização dos produtos oriundos dos acampamentos e assentamentos evidencia o potencial dos pequenos produtores.

Segundo Cícero Adriano, agrônomo que coordena a equipe de assistência técnica da CPT Alagoas, as famílias esbarram na falta de incentivos do Estado, com a escassez das linhas de créditos voltadas para o pequeno produtor, bem como às dificuldades de acesso a tais recursos.

“A Pastoral acompanha áreas de assentamento que estão há mais de quatro anos esperando a liberação dos créditos agrícolas. Não há uma preocupação do INCRA e Banco do Nordeste com a viabilidade dos projetos elaborados nessas áreas, o que gera endividamento entre os produtores e reforça o mito de que a reforma agrária não tem viabilidade econômica”, completa Adriano.

Circuito cultural, palestras e oficinas

A luta do povo camponês musicada pelos artistas alagoanos que marcam presença no Circuito Cultural da V Feira Camponesa: Marcelo Cabral e Trio Coisa Linda e Grupo Cumbuca (03.10); Santadica e Naldinho (04.10); Grupo Chama Luz e Banda Dona Maria (05.10). As apresentações terão início às 19h, com encerramento previsto para as 23h.

“O circuito cultural aproximou a sociedade da realidade das famílias sem-terra e contribuiu para o entendimento do processo de reforma agrária no Estado”, ressalta Ir. Cícera Menezes, coordenadora da CPT no Litoral Norte.

Os shows acontecerão no palco montado no centro da Praça da Faculdade e a entrada será gratuita.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos