Governador lança campanha contra aftosa

Alagoas24horasLuis Abílio e a comitiva viajam na segunda-feira pela manhã

Luis Abílio e a comitiva viajam na segunda-feira pela manhã

O governador de Alagoas, Luis Abílio (PDT), disse – na manhã de hoje, durante o lançamento da campanha de vacinação contra aftosa – que o Governo de Alagoas espera conseguir a reclassificação da zona de risco, em relação ao mercado pecuário, ainda no final deste ano. “Vamos trabalhar para conseguirmos reclassificar o nosso gado até o dia 31 de dezembro. Seria uma grande vitória”, destacou.

Abílio falou ainda da importância da parceria com o setor produtivo para avançar no combate contra a aftosa e destacou o papel da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). “Agora é uma questão burocrática, mas temos seguido as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e vamos alcançar a meta de vacinar um milhão de cabeças que é o rebanho de Alagoas”, colocou o governador.

Para o sucesso do trabalho e reclassificação em tempo recorde, o Estado disponibilizou 2.200 funcionários treinados para a vacinação e cerca de 150 mil vacinas. É objetivo do Governo de Alagoas – conforme o governador – fazer a cobertura de grandes e pequenos produtores, que criem até 10 animais.

“O nosso esforço tem sido grande e contamos com parceiros, que sempre nos trouxeram críticas positivas. Caso não consigamos mudar o quadro ainda este ano, como eu espero, tenho conversado muito com o futuro governador Teotônio Vilela Filho para que o trabalho seja continuado e Alagoas tenha o seu rebanho reclassificado logo nos primeiros meses de 2007”, colocou.

O diretor da Adeal, Hibernon Cavalcante, confirmou a possibilidade da reclassificação do rebanho ainda este ano. “É um trabalho de determinação. As vacinações já começaram e estamos buscando um melhor lugar na classificação do nosso estado sanitário quanto a febre aftosa. Alagoas se encontra livre do risco da aftosa e só nos resta lutar para que o Brasil conheça, aquilo que nós dentro do Estado já conhecemos tão bem. O destaque deste trabalho vai para a integração entre o Governo e a sociedade civil organizada e os sindicatos”, falou Cavalcante.

Os produtores rurais se fizeram presentes no lançamento da campanha e apoiaram as decisões e a condução do problema por parte do Governo do Estado. O presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, colocou que “Abílio sempre esteve aberto as criticas construtivas do setor e acertou com a implantação da Adeal, atendendo a uma necessidade antiga”.

“Avançamos muito e vamos atingir os critérios exigidos pelo Ministério da Agricultura, com as ações governamentais, sempre apoiadas pelos produtores. Acredito que no início do próximo governo já estaremos em outra situação”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos