Encontro analisa avanços da agricultura familiar

Um balanço da agricultura familiar em Alagoas e no Nordeste, com ênfase nos resultados do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) após seus dez anos de existência. Esse foi o objetivo do encontro promovido no Centro Social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag-AL), em Mangabeiras. O evento, uma parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag) e o Banco do Nordeste, teve início ontem e termina hoje, às 13h.

Segundo dados da Fetag-AL, em Alagoas, de julho de 2005 a julho de 2006 (período que cobre o Plano Safra), 45 mil contratos para acesso ao crédito do Pronaf foram aprovados pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil, com uma aplicação de R$ 90 milhões.

Houve um avanço em relação à aprovação dos contratos que, na safra passada, atingiu 27 mil contratos, mas por outro lado, a Fetag-AL aponta a burocracia dos bancos e a falta de assistência técnica qualificada (na elaboração dos projetos e acompanhamento dos trabalhos) como motivos que impedem o crescimento do Pronaf no estado.

“A luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é promover a melhoria de vida dos agricultores familiares por meio dos recursos do Pronaf, mas sem uma boa assistência técnica, essas pessoas não têm condições de obter êxito em suas atividades e correm o risco de acumular dívidas com os bancos”, alerta o secretário de Política Agrícola da Fetag-AL, Genivaldo Oliveira.

De acordo com Oliveira, o evento é uma oportunidade para se avaliar os pontos positivos e negativos do Pronaf no estado e, dessa forma, direcionar a luta do Movimento Sindical segundo as necessidades dos trabalhadores.

Uma dessas demandas é a criação da Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa do Estado de Alagoas, órgão que funcionaria para prestar assistência técnica para os agricultores familiares do estado.

O projeto de criação da agência, elaborado pelos movimentos sociais em parceria com técnicos do Governo de Alagoas, já se encontra com o secretário de Agricultura do estado, Kleber Torres. A expectativa da Fetag-AL é que a Secretaria de Agricultura aprove a criação do órgão até o final do ano.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos