Produção de leite no Sertão alagoano garante renda para famílias assentadas

No Sertão alagoano, a 162 quilômetros de Maceió, o município de Jacaré dos Homens está vendo nascer uma experiência que deve trazer muitos frutos para a economia local. As famílias do projeto de assentamento Serrote Aroeiras receberam o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e já estão produzindo leite para o sustento e para o comércio.

Depois de oito anos de criação do assentamento, e de um programa de custeio que não deu certo, chegou este ano o Pronaf A, voltado para o assentado. Com os R$ 18 mil do financiamento, cada família tem hoje 6 vacas leiteiras. São 1.620 litros de leite por dia produzidos no assentamento.

Segundo José Ivan Gonçalves Lourenço, presidente da associação do P.A., isso garante uma renda média mensal de R$ 600,00 por família. “Ainda mantemos um pedaço de terra para a produção de feijão e milho e cada família tem mais um complemento de renda com as safras”, diz Seu José Ivan.

Comunidade fez opção

A opção pela pecuária bovina com gado leiteiro foi da comunidade. Havia um projeto inicial sugerindo o caprino. “Pela experiência dos assentados, e vendo os problemas dos nossos vizinhos com caprinos, decidimos pelo boi”, explica o presidente.

Ele próprio mostra o quanto está satisfeito com o que conseguiram. “A fome acabou no assentamento. Hoje temos renda, temos leite em casa”, assegura José Ivan, que também destaca as 39 juntas de boi de serviço adquiridas também com o Pronaf.

Há ainda a plantação de palma forrageira em 14 tarefas, também com recursos do Pronaf.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos