Prefeitura de Rio Largo faz peixamento de açude

A prefeitura de Rio Largo em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento (Seagri) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está desnvolvendo o projeto “Criação de Peixes” para a geração de renda junto a comunidade carente do município. No último dia 27, foi dado início ao projeto com o peixamento do açude que fica na vila residencial Destilaria, que recebeu 30 mil levinos de tilápia. O projeto beneficia 80 famílias.

A solenidade de peixamento teve a presença da prefeita Vânia Paiva, do diretor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Paulo Wanderley, vereadores Fernando James Collor de Mello e Cícero Inácio, da suplente de senador Ada Mello e do representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Hélio Barbosa, o vice-presidente da associação da Destilaria, José Guilherme da Silva e da tesoureira Eleusa Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rio Largo, Idalécio Marcondes.

O projeto tem como base o núcleo de piscicultura e consiste em duas fases: Na primeira, a Secretaria de Agricultura fornece alevinos para povoamentos de açude e cursos de piscicultura com o objetivo de despertar o interesse das famílias em criar peixes. Na segunda fase, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Ação Social, cadastrará as famílias carentes que irão receber os peixes em troca do lixo seletivo que irão coletar e que será recepcionado pela prefeitura em local apropriado.

A prefeita Vânia Paiva ao jogar no açúde os primeiros levinos de tilápia destacou a importância do projeto para a comunidade carente que terá uma opção de renda. “Vamos também trabalhar para fazer o reflorestamento do açúde que pode vir a se tornar uma área de lazer, onde poderemos colocar pedalinhos visando com isso gerar renda a muitas famílias carentes. Quero agradecer ao governo do Estado e ao pessoal da Ufal por serem parceiros de um projeto tão importante na área social como este”, afirmou Vânia Paiva.

“Quero agradecer a prefeita Vânia Paiva por essa iniciativa de tão grande alcance social. Espero que ela continue fazendo o que puder pelo bem estar do povo de Rio Largo e principalmente pela comunidade da vila Destilaria”, afirmou José Guilherme. O projeto além de beneficiar aos moradores da vila residencial Destilaria ira atender ainda a famílias carentes dos bairros Lourenço de Albuquerque e adjacências. A solenidade foi acompanhada ainda pelos secretários de Obras, Ricardo Scavuzzi; Ação Social, Ana Clara; Turismo, Elias Paranhos; Educação, Edilene Martins e do Meio Ambiente, Ana Paula e outros assessores do município.

Funasa

A prefeita Vânia Paiva assinou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 400 mil. Os recursos fruto de uma emenda apresentada pelo deputado federal Olavo Calheiros (PMDB) serão aplicados em obras de saneamento básico no município. O convênio foi assinado na tarde de quarta-feira, 27. Vânia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo deputado Olavo Calheiros que tem sido um parceiro incansável do município em Brasília.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos