Projeto Autorretrato Nordeste lança catálogo com fotografias de adolescentes

AssessoriaAssessoria

O projeto Autorretrato Nordeste lança o catálogo Quilombos de Alagoas com o acervo de 98 fotografias produzidas por adolescentes quilombolas das comunidades de Bom Despacho (Passo do Camaragibe), Palmeira dos Negros (Igreja Nova), Cajá dos Negros (Batalha) e Sabalangá (Viçosa).

O volume impresso traz a apresentação do projeto e um rico conjunto de imagens dos momentos marcantes vividos em todas as etapas: das oficinas, produção das fotografias, exposições, as imagens dos participantes e ilustrações; além de informações técnicas sobre a equipe.

“O catálogo é concretização de todos os momentos do ‘Autorretrato Nordeste Quilombos de Alagoas’. Nele estão expostos todas as etapas do processo traduzidas em imagens. Tanto, que em sua concepção, diante da proposta central do projeto de exercitar o olhar para a cultura que nos pertence, optamos por um material democrático, formado em sua maioria por imagens, para contemplar o acesso de um número maior de pessoas. Assim, este é um material visual de linguagem universal: o sentimento. Livro para ser ser lido com os olhos da imaginação, da contemplação e além de tudo do autoreconhecimento”, expõe o coordenador do Autorretrato, Waldson Costa.

Os catálogos serão distribuídos gratuitamente entre os participantes do projeto, os personagens fotografados, as comunidades, colaboradores, além de amantes da fotografia do Brasil e de outras partes do mundo.

Nesta terceira edição o projeto, vencedor do Prêmio Artes Negras, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, tem caráter cultural e social, e sem finalidade financeira. Todas as atividades do projeto Autorretrato Nordeste são realizadas pela produtora Atitude Gestão de Ideias, aconteceram de forma gratuita.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos