‘Ken humano’ recebe alta da UTI após um mês internado

Tio do paciente comemora melhora no quadro de saúde do modelo.

 

Celso Santebañes/Arquivo Pessoalimg-20150112-wa0033

Internado há mais de um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), o modelo Celso Santebãnes, o Ken humano, recebeu alta neste domingo (8). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do hospital na manhã desta segunda-feira (9). Contudo, o paciente permanece internado no setor de Oncologia.

De acordo com o tio do modelo, Manoel Messias Borges, Celso está com as plaquetas normais e o quadro de leucemia e pneumonia está controlado. “Ele está bem melhor, graças a Deus. Estava respirando sem aparelhos e inclusive ele já se alimenta normalmente com as refeições do hospital”, comentou.

Além do trabalho médico, o tio de Ken atribuiu a melhora à corrente de oração e ao apoio espiritual que o sobrinho tem recebido de fãs, amigos e familiares. “O estado dele era gravíssimo e hoje não é. Nós agradecemos a todos que estão empenhados em orações. Deus está curando ele e depois a medicina”, agradeceu.

Na UTI o modelo estava internado desde o dia 4 de fevereiro. Ele chegou a ficar em coma, mas no dia 11 do mesmo mês apresentou melhoras, deixou de respirar com ajuda de aparelhos e saiu do coma. Na semana seguinte sofreu insuficiência respiratória e voltou a ser sedado e entubado, com estado de saúde grave.

Dias depois foi confirmada uma pneumonia. Já no último dia 26 de fevereiro ele foi submetido a uma traqueostomia e continuava com pneumonia. Mas foi no início de março, no dia 3, que chegou a melhor informação dos últimos boletins, quando constava que o Ken humano estava consciente, comunicativo e respirando espontaneamente.

Segundo nota enviada pela assessoria do HC-UFU no fim da manhã desta segunda-feira, Santebãnes mantém o quadro de Leucemia Linfóide Aguda Philadelphia positivo em remissão, recuperado da aplasia medular. Ele se encontra no 52º dia do tratamento, sem quimioterapia atual, consciente, comunicativo e respirando espontaneamente. O quadro clínico continua estável, mas em melhora progressiva.

“Ken humano” e a leucemia

O modelo Celso nasceu em Araxá e estava com a família durante o fim do ano quando passou mal depois de identificar hematomas nas pernas, causados por uma infecção no local onde aplicou hidrogel. Ele foi internado e transferido para Patos de Minas, quando foi identificado que o jovem tinha leucemia.

O tratamento do câncer começou a ser feito em Uberlândia no dia 4 de janeiro e desde então ele segue internado em estado grave na UTI do hospital escola da UFU.

O jovem ficou conhecido depois de fazer várias cirurgias para se assemelhar ao boneco Ken. Entre os projetos do modelo, estava o lançamento de um boneco dele, o Celso Dolls, que teve que ser adiado devido aos problemas de saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos