Arena Gastronômica em Maceió

O evento traz a proposta de oficinas com chefs de cozinha renomados, feira gastronômica e concursos culinários voltados para o tema Terroir Alagoano

News-teaser---Arena-Gastronomica-MACEIO02-2Camarão do bar das ostras, sururu e doce de caju de Ipioca são elementos típicos da tradição gastronômica alagoana. A fim de homenagear e ressaltar a importância destes ingredientes para a cultura local, nos dias 24 e 25 de março, a Faculdade Maurício de Nassau e a Engenho Comunicação e Marketing realizam a Arena Gastronômica Engenho/Nassau. O evento traz a proposta de oficinas com chefs de cozinha renomados, feira gastronômica e concursos culinários voltados para o tema Terroir Alagoano. A iniciativa, que já teve quatro edições de sucesso no Recife, agora será realizada na unidade Ponta Verde, da Faculdade Maurício de Nassau.

O projeto é voltado para estudantes de Gastronomia, profissionais da área e público em geral que se interessa pelo tema, além de pessoas ligadas aos setores turístico, hoteleiro e industrial. Na Arena Gastronômica, os chefs convidados irão compartilhar suas experiências e ensinar receitas ao vivo, através das oficinas práticas. Entre os nomes confirmados estão Dalton Rangel, chef conhecido por programas como Homens Gourmet, do canal Fox Life, e ‘Super Chef’, da Rede Globo; Serginho Jucá e Felipe Lacet, do Restaurante SUR; Anna Corinna, renomada chef pernambucana, especializada em chocolates; Joca Pontes, formado em Gastronomia pela Escola Superior de Cozinha Francesa – Ferrandi (Paris); além dos chefs pernambucanos Julio Prouvot e Miau Caldas e do alagoano Wanderson Medeiros.

As palestras e oficinas serão abertas ao público pagante, mas terá um espaço dedicado à gastronomia de rua, com livre acesso, o Empório Gastronômico. No local serão comercializados pratos feitos por chefs de cozinha, dentro da tendência de mercado food truck (caminhão de comida). O evento contará também com um concurso culinário sobre o Terroir Alagoano, entre oito duplas de estudantes de Gastronomia.

Homenagem – O Terroir Alagoano se dá através da mistura das tradições dos portugueses, que chegaram ao Brasil, dos índios e dos africanos, que influenciaram uma mistura rica em sabores na culinária local. Para simbolizar a valorização dessa herança, o evento homenageia a culinarista Yêda Rocha Jucá, pelo resgate de sabores publicado em seus livros “Delícias da Cozinha Alagoana e Doçuras do Mundo Todo”. Junto com suas irmãs já falecidas, Yêda publicou mais de 200 receitas e dicas baseadas nas tradições alagoanas.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do link: http://sgea.mauriciodenassau.edu.br/Hotsite/Home/2074. Alunos da Faculdade Maurício de Nassau possuem desconto. Mais informações através do telefone: (82) 3036-2267 ou 3036-2299.

Confira a Programação

Terça-feira (24)

15h – Empreendedorismo

Cases de sucesso (ex alunos) e homenagem Yeda Jucá

16h – Sururu

Chef Jonatas Moreira

16h – Queijo Coalho

Chefs Serginho Jucá e Felipe Lacet

17h – Ostras

Chef Julio Prouvot

17h – Patissier

Anna Corinna

18h – Doce de caju

Chef Douglas Wanderley

18h – Filé de Cioba

Chef Miau Caldas

Quarta -feira (25)

16h – Siri de coral

Chef Alberto Bernardinne

16h – Pimenta Aroeira

Chef Wanderson Medeiros

17h – Macaxeira

Chef Danton Rangel

18h – Camarão

Chef Joca Pontes

18h – Mexilhão

Chef Breno Gama

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos