Maceió entra na rota do ‘Música no Museu 2015’

Concerto gratuito vai celebrar o inestimável legado musical de Chiquinha Gonzaga

Assessorianeti_maria luzia_foto de Ernesto Lundberg

Um dos projetos culturais mais aplaudidos e premiados do país, o “Música no Museu” chega à capital alagoana neste mês de março. Na programação, um concerto do Duo Maria Luisa Lundberg e Neti Szpilman inteiramente dedicado à difusão do repertório de uma das maiores compositoras brasileiras, a carioca Chiquinha Gonzaga.  

A vasta obra da musicista, falecida há 80 anos e que “abriu alas” para tantas outras mulheres se expressarem artisticamente no Brasil, promete emocionar o público no Salão Nobre do Palácio do Governo, na segunda-feira, 16 de março.

Além de apresentar canções que são verdadeiros patrimônios da música brasileira, a cantora soprano Neti Szpilman e a pianista Maria Luisa Lundberg (representando Chiquinha), também farão uma retrospectiva política e social da época, em um bate-papo com a plateia, revivendo as ousadias e vitórias da grande maestrina.

O concerto, aberto ao público, conta com o patrocínio dos Correios. 

Sobre o Projeto

O ‘Música no Museu’ foi originado em 1997, no Rio de Janeiro, e hoje realiza uma média de 500 concertos por ano, de norte a sul do país. Mais de 650 mil pessoas já conferiram apresentações do projeto, que contribui também para a circulação anual de cerca de 2.500 músicos. É a versão brasileira do que acontece atualmente em alguns dos museus mais importantes do mundo, nos quais já está consolidada a oferta de programação musical em pleno diálogo e intercâmbio com as artes plásticas. Entre os prêmios recebidos, destaque para a Ordem do Mérito Cultural, Golfinho de Ouro (RJ) e o Cultura Viva da Unesco. Desde 2004, o projeto expande-se também para o exterior, na versão ‘Música no Museu Internacional’.

Duo Maria Luisa Lundberg e Neti Szpilman

A cantora soprano Neti Szpilman destaca-se pela versatilidade. Iniciou a carreira cantando em musicais como West Side Story, Sapateando Duke Ellington e, recentemente, Sinatra Olhos Azuis. Possui vasta experiência camerística e dedica-se principalmente ao canto lírico. Atua como solista em grandes produções e na área de música erudita contemporânea, trabalha com a compositora Joci de Oliveira, tendo participado do Festival Internacional de Mulheres Compositoras. Em Israel, participou do Festival de Verão de Jerusalém, cantando árias e canções de Carlos Gomes.

Maria Luisa Lundberg é bacharel em piano, aperfeiçoou-se com Marcelo Verzoni, Olga Kiun, Sonia Vieira, Luiz Senise e atualmente trabalha sob a orientação da pianista Lícia Lucas. Concluiu pós-graduação em Música de Câmara e pós-graduação em Piano de Acompanhamento, ambas pelo Conservatório Brasileiro de Música. Foi diretora artística e pianista da ópera Domitila, de João Guilherme Ripper, encenada no Teatro Municipal de Niterói, em julho de 2013.

Serviço

Música no Museu apresenta: Duo Maria Luisa Lundberg e Neti Szpilman homenageando Chiquinha Gonzaga

Segunda-feira, 16 de março | Às 20h | Salão Nobre do Museu do Palácio do Governo

Programa “Um Encontro com Chiquinha Gonzaga”

Abre-Alas, Anita, Machuca, Corte na Roça, Mulatinha, Meditação, A Feijoada Brasileira, Não insista Rapariga, Lua Branca, Corta Jaca, Água da Fonte do Vintém, Tango Brasileiro para Piano, Beijo, Atraente, Flor Amorosa, Valsa do Amor.

Saiba mais sobre o projeto em www.musicanomuseu.com.br 

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos