Alunos do Ifal são selecionados para estágio no MIT nos Estados Unidos

O Massachussets Institute of Technology (MIT) é considerado uma instituição referência em pesquisa e inovação

 

Ifal Luana Ferreira e Matheus Batinga vai estagiar no MIT, nos EUA

Luana Ferreira e Matheus Batinga vai estagiar no MIT, nos EUA

O sonho de estudar em um dos principais centros de tecnologia do mundo está perto de se tornar realidade para os alunos do ensino técnico do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, Luana Ferreira e Matheus Batinga. Após concorrer com candidatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, eles foram selecionados para um estágio de seis semanas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, Estados Unidos, e receberam a notícia da aprovação nesta quarta-feira, 1º de abril.

“Até parece mentira”, relata a estudante eleita. Matriculada no 4º ano do curso de Edificações do Câmpus Maceió, Luana Ferreira não esconde a ansiedade de assistir aulas em uma instituição no exterior. “Quero sentir como funciona a educação em um país desenvolvido. Se eu tiver essa experiência, outras pessoas do meu convívio vão ver que é possível e serão estimuladas a participar de outras iniciativas assim”, declara a jovem.

É a primeira vez que estudantes de cursos técnicos do Ifal serão enviados para intercâmbio internacional. O instituto vai financiar inteiramente a participação dos discentes no programa. “Vamos investir 18 mil dólares no custeio das despesas dos dois alunos, sem contar as passagens aéreas. Mas o valor dessa experiência é inestimável, para eles e para nossa instituição”, afirma o reitor Sérgio Teixeira.

Com início previsto para o dia 21 de junho, as atividades do estágio no MIT serão focadas no estudo da Matemática e sua interação com outros campos das ciências exatas. Inscrita nas disciplinas de Física-Estatística e Cálculo, Luana Ferreira alega não ter medo da vida acadêmica que a espera. “O Ifal ampliou meu campo de visão, despertou meu interesse pela ciência, estou preparada para esse momento”, diz.

Como Matheus Batinga, a jovem atua na monitoria de Física sob a orientação do professor Carlos Argolo e fala com gratidão da parceria com o docente. “Ele tem sido meu grande motivador, é um educador daqueles que analisa seu ponto forte e dá o direcionamento”, ressalta a estudante. Em contrapartida, Argolo não deixa de aconselhar a dupla de selecionados sobre como aproveitar melhor a experiência. “Invistam pesado no aperfeiçoamento do inglês, forget the portuguese’ (esqueça o português)”, brinca o docente.

Seleção

A oportunidade de intercâmbio surgiu a partir da parceria estabelecida entre o Itamaraty e o Centro de Excelência em Educação (CEE) dos Estados Unidos, com objetivo de promover o intercâmbio de alunos de alto desempenho acadêmico. O Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), solicitou a indicação de alunos da Rede Federal que atendessem ao perfil do programa.

 

Em dezembro de 2014, a Coordenação de Relações Internacionais do Ifal deu início à seletiva interna de candidatos do instituto. O processo foi coordenado pelo professor do Câmpus Maceió, Carlos Argolo, responsável por preparar alunos de excelência em ciências exatas para participação em olimpíadas nacionais do conhecimento. A triagem baseou-se na avaliação do Currículo Lattes e prova oral na língua inglesa.

Para oficializar as indicações de Luana Ferreira e Matheus Batinga (foto à esquerda), também foram encaminhadas ao programa do MIT cartas de recomendação de professores e histórico escolar dos candidatos. No currículo de ambos, consta um repertório extenso de premiações em competições nacionais nas áreas de Matemática, Robótica, Astronomia, Física e Lançamento de Foguetes.

Confira as conquistas:

Luana Ferreira

Medalha de Prata na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2014

Medalha de Bronze na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2014

Medalha de Bronze na Olimpíada Brasileira de Foguetes das Escolas Públicas 2014

Medalha de Prata da XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica

Medalha de Prata na VIII Mostra Brasileira de Foguetes

Medalha de Ouro na Olimpíada Alagoana de Foguetes 2014

Menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014

Matheus Batinga

Medalha de bronze na Mostra Brasileira de Foguetes 2014

Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia 2014

Menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2014

Sobre o MIT

O MIT é presença constante no topo dos rankings mundiais de qualidade na educação e onde foram produzidos mais de 70 prêmios Nobel. Conhecido como a casa dos nerds, lá surgiram os primeiros jogos de vídeo game, as bases e regras da World Wide Web (a rede mundial de computadores) e os primeiros grupos de estudo em softwares livres.

Fonte: Ifal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos