Uncisal abre inscrições para Universidade da Terceira Idade

Aprovados podem conferir seus nomes na sede da UncisalA Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realiza nos dias 13 e 14 de abril, a partir das 9h, as inscrições dos alunos interessados em participar da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati), projeto do Programa Pró-Idoso, da Pró-Reitoria de Extensão.

Os interessados em participar devem ter idade acima de 50 anos. As inscrições para as 250 vagas, acontecem das 9h às 12h, no Espaço Digital, situado no terceiro andar do prédio. O valor do investimento é de R$ 20. O valor é apenas para a inscrição. As aulas são gratuitas e iniciam na segunda-feira, dia 5 de maio.

Sobre as oficinas

Aos estudantes é ofertada uma grade de oficinas que contempla aulas de Informática, Meditação, Hidroginástica, Artes, Psicologia X Qualidade de Vida, Técnicas de Scrapbook em caixas de MDF, Etiqueta social, Medicina Natural, Equilíbrio e Postura, Curso Envelhecimento Ativo, Inglês, Preservação Ambiental, Motivação e Autoestima e Psicologia do Sucesso.

A professora da Uncisati, Vera Lúcia Alves destaca que “estas atividades não só servem de estímulo à saúde mental e emocional dos alunos, mas também revelam talentos. A cada ano temos agradáveis surpresas”, revelou.

Sobre as aulas

Os alunos inscritos nas aulas de informática terão oportunidade de receber informações que visam desenvolver noções básicas de utilização do computador; equilíbrio e postura, onde se trabalha a autoimagem corporal, posturas, equilíbrio e capacidade funcional através de atividades físicas direcionadas promovendo a melhoria da qualidade de vida do aluno. Meditação, também está inserida entre os cursos, é uma atividade da consciência mental e envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente.

A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se unidirecionadamente em um objeto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objeto de devoção, ou se comunicar com nossa sabedoria interna.

As atividades das oficinas de artes contemplam o aprendizado de técnicas de bordados e fitilhos, pintura em tecidos, garrafas de vidro,montagem e acabamento de bijuterias assim como trabalhar o aluno através da arteterapia (utilizando a linguagem artística como forma de comunicação verbal e não verbal em prol da saúde mental dos participantes).

No caso do inglês básico serão transmitidos conhecimentos básicos sobre o idioma e a cultura inglesa; etiqueta social, que terá o objetivo de desenvolver técnicas de boas maneiras visando tornar o aluno seguro nas diversas situações sociais; e envelhecimento ativo, onde o aluno terá aula de disciplinas como: “Saúde Integral”, “ O Idoso em Sociedade” e “Cultura e Memória”.

Serviço:

Inscrições para a Uncisati 2015

Data: Segunda (13) e Terça (14)

Horário: 9h às 12h

Local: Espaço Digital, 3º andar do prédio sede da Uncisal, no Trapiche da Barra

Valor: R$20,00

Início das aulas: 5 de maio

Fonte: Gabriela Flores/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos