Goiânia tem quase 29 mil casos de dengue e vive epidemia, diz secretaria

Setor Jardim Novo Mundo lidera o número de registros, com 210 casos. Saúde alerta para cuidados que visam evitar proliferação do Aedes aegypti.

Arquivo/Agência BrasilNordeste concentra a maioria dos municípios com risco de epidemia de dengue

Nordeste concentra a maioria dos municípios com risco de epidemia de dengue

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, divulgados na terça-feira (8), mostram que 28.995 casos de dengue foram registrados na capital neste ano. Duas mortes ocorreram neste período. “É um dado alarmante, que nos coloca em situação de epidemia”, disse a chefe de divisão de doenças da SMS, Laura Branquinho.

Como havia uma tendência de redução dos casos desde o início do ano, a SMS previa que a epidemia fosse controlada em março e que em abril essa queda fosse mantida. No entanto, o último balanço mostrou uma situação ainda preocupante. “Por isso é necessário não só a assistência do poder público, mas também a conscientização da população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti dentro das suas casas”, ressaltou Laura.

Segundo o levantamento, o Setor Jardim Novo Mundo lidera o ranking de registros, com 210 casos. Em seguida aparece a Vila Finsocial, com 100, e Jardim Guanabara I e Jardim América, com 71 ocorrências cada. Mas a situação também é complicada nos bairros Real Conquista II (66), Morada do Sol (56), Jardim Nova Esperança (54), Setor Universitário (52), Vila Nova (47) e Setor Estrela Dalva (41).

Para viabilizar o atendimento dos pacientes com dengue ou com suspeita da doença, a SMS montou um novo esquema nas unidades de saúde. Os Centros de Saúde da Família (CSFs) Ville de France e Balneário Meia Ponte foram transformados em polos para atender os casos menos graves e os pacientes que ainda aguardam a confirmação.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Sandro Rodrigues, ao chegarem a qualquer Cais da capital, os pacientes recebem pulseirinhas que indicam a gravidade de cada caso. Em seguida, eles serão levados para as unidades-polo, onde o atendimento deve ser mais rápido.

O CSF Ville de France fica na Rua Pires de Figueiredo, quadra 4, lote 3, Residencial Ville de France. Já o outro polo fica na Rua dos Paranaenses com Rua dos Gaúchos, quadra F-7, no Jardim Balneário Meia Ponte.

Estado

Em todo o estado de Goiás, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, no último dia 28 de março, já haviam sido registrados 59.592 casos, com sete óbitos. Além das duas mortes da capital, ocorreram casos em Brazabrantes, Crixás, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde e Trindade.

Porém, no último dia 7 de abril, a funcionária pública Mariana Gonçalves, de 31 anos, morreu de dengue hemorrágica em Caldas Novas, no sul de Goiás, o que faz com que o número de óbitos suba para oito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos