Câmara de Traipu pede novo afastamento de Conceição Tavares

A assessoria da prefeita garante que a decisão é irregular e a prefeita continua no cargo

AssessoriaJulliany Machado assume Prefeitura de Traipu

Erasmo Araújo Dias assume Prefeitura de Traipu

O clima de instabilidade política voltou a reinar no município de Traipu. Em sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira, 10, os vereadores decidiram afastar a prefeita Conceição Tavares do cargo do Executivo municipal. Segundo informações colhidas junto aos edis, o motivo do afastamento é o mesmo do alegado pela Câmara em novembro do ano passado: o afastamento da gestora por 17 dias, em razão de uma viagem que teria feito aos Estados Unidos.

 Segundo a decisão da Câmara Municipal, assume o cargo, o vice-prefeito da cidade, Erasmo Araújo Dias. O Presidente da Casa, José Valter dos Santos, disse em entrevista ao Site Traipu Notícia que agiu dentro da lei, inclusive proporcionando o direito de defesa a então gestora, diante da apuração dos fatos e comprovação da infração. Através das provas adquiridas junto a Polícia Federal, o mesmo declarou vacância dando assim a posse ao Vice-Prefeito do município.

Já assessoria de comunicação do município informou que a decisão é irregular e terá consequências. Isso porque Conceição Tavares ingressará com uma ação de improbidade administrativa contra a presidência da Câmara. A assessoria explica que a prefeita sequer foi notificada sobre a decisão. A primeira tentativa de afastar a prefeita, em novembro de 2014, foi anulada por ferir a Lei Orgânica do Município.

Depois da anulação do afastamento da prefeita, a defesa do vice-prefeito de Traipu, Erasmo Araújo Dias, ingressou com agravo de instrumento para solicitar a modificação da decisão do juiz da comarca, que manteve a prefeita Conceição Tavares no exercício do cargo. O vice-prefeito teve o pedido negado em duas instâncias.

A assessoria da prefeita disse que não acionou a Câmara na Justiça a primeira vez porque a decisão fora anulada, no entanto, agora não terá como evitar o ação judicial, já para eles tudo não passou de um “golpe”.

A informação oficial é que apesar da posse realizada na Câmara, Conceição Tavares continua no cargo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos