Obama não é responsável pelo passado, diz Castro

Presidente norte-americano solicitou ao Congresso norte-americano a suspensão do embargo econômico a Cuba

AP PhotoRaul Castro e Obama

Raul Castro e Obama

O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse neste sábado (11) que o norte-americano Barack Obama é “honesto” e “humilde” e não é  responsável pelo passado. O discurso foi feito durante a 7ª Cúpula das Américas, que está sendo realizada no Panamá.

Raúl Castro disse que Obama “não é responsável pelos 10 presidentes que o precederam”. Ele ainda afirmou que “aplaude a corajosa decisão” de Obama de querer melhorar as relações entre os países, mas diz que “a Venezuela não é ameaça aos EUA”. 

Durante seu discurso, o presidente dos Estados Unidos confirmou que solicitou ao Congresso norte-americano a suspensão do embargo econômico a Cuba.

“Queremos restabelecer as relações diplomáticas. Já solicitei ao Congresso que comece a trabalhar para suspender o embargo vigente há décadas. Vamos olhar para o futuro. Não estou interessado em combater batalhas que iniciaram antes do meu nascimento. A Guerra Fria acabou há muito tempo”, destacou.

Citando a primeira participação de Cuba no evento, Obama ressaltou que essa é “uma ocasião histórica” para o continente.

Além disso, o mandatário informou que os Estados Unidos irão liberar US$ 1 bilhão para ajudar no crescimento da América do Sul para “enfrentar o problema da pobreza e da injustiça”.

Primeiro encontro desde bloqueio

O  encontro oficial entre Obama e Castro está marcado para este sábado (11) durante a primeira reunião formal de um presidente em exercício americano com um par cubano desde que Dwight Eisenhower se sentou com Fulgencio Batista em 1958.

A reaproximação histórica entre os dois rivais deve dominar as atenções na Cúpula das Américas, quatro meses depois de Washington e Havana terem anunciado os primeiros passos da dos esforços para reatar laços diplomáticos e comerciais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos