Ufal apoia criação da Biblioteca da Mell

DivulgaçãoCartinha escrita pela Mell

Cartinha escrita pela Mell

Do sítio Encruzilhada, na zona rural da cidade de Mata Grande, sertão de Alagoas, a Mell, de sete anos, escreveu uma cartinha para a tia Fafá. Com uma caligrafia muito bem feita para a idade, a menina falou para a tia que sonha montar uma biblioteca no sítio, porque é difícil ir até a cidade buscar livros e na escola não tem biblioteca.

A carta foi divulgada pela cantora Wilma Araújo e logo a notícia se espalhou nas redes sociais. A imprensa deu destaque e várias pessoas, em todo o Brasil, resolveram ajudar. Mell, que pretendia arrecadar uns 300 livros para colocar na estante da avó, agora já está planejando organizar um espaço na garagem, porque as doações ultrapassaram e muito as expectativas. “Nós estamos surpresos com esta repercussão. Já foram arrecadados mais de três mil livros”, disse Fafá Rocha, produtora cultural e a tia para quem Mell escreveu a cartinha.

O projeto da menina também vai contar com o apoio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos e do Arquivo Público para organizar e catalogar a grande quantidade de livros que está arrecadando. Postos de coleta foram estabelecidos em vários locais da cidade. “A Mell está muito feliz. O desejo dela é compartilhar conhecimento. Ela sempre convidou as crianças da comunidade, que são muito pobres, para ouvir estórias e brincar de pintura. Foi aí que surgiu a ideia”, conta Fafá Rocha.

A Universidade Federal de Alagoas também entrou na campanha. 

Na Ufal em Maceió, os postos de coleta são a secretaria da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões; e a Edufal, no Centro de Interesse Comunitário (CIC) e no Espaco Cultural, na Praça Sinimbú. 

No Campus Arapiraca, as doações podem ser feitas na biblioteca; e no Campus do Sertão, os interessados podem se dirigir à Edufal. Toda a comunidade universitária está convidada a doar livros para a Mell. 

“A Ufal está presente no interior do Estado, inclusive no Sertão, e vai poder arrecadar em várias cidades para ajudar a Mell. Nós, como universidade pública, não poderíamos ficar de fora desta mobilização para realizar um sonho tão importante”, disse Rose Ferreira, da Assessoria de Comunicação da Ufal. 

A iniciativa de Mell já encantou tantas pessoas pelo Brasil que pode virar mesmo uma história escrita. “Vai ter um encontro literário nacional em Salvador e Mell foi convidada. Os escritores infantis querem saber mais sobre ela e esse projeto. Pelo menos cinco escritores manifestaram interesse em contar a história da Mell, a menina que correu atrás do sonho de uma biblioteca no sítio onde mora com os avós”, ressalta a tia Fafá, orgulhosa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos