Conselho Comunitário Consultivo se reúne na Braskem

Grupo de Alagoas é um dos mais antigos do país e aprofunda o relacionamento entre a indústria e as comunidades

 Foi realizada na Braskem , na manhã desta terça-feira (14), na Unidade Cloro Soda, no Pontal da Barra, a primeira reunião em 2015 do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), comitê que agrega os representantes de associações e comunidades das regiões onde atuam a empresa, membros da sociedade civil organizada e de entidades governamentais para discutir os temas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) ligados ao desenvolvimento das atividades de suas fábricas em Alagoas.

O objetivo do Conselho é continuar promovendo o intercâmbio de informação entre  a Braskem e as comunidades circunvizinhas para ampliar o conhecimento sobre o trabalho executado pela empresa e as medidas de segurança adotadas nos seus processos industriais. Com reuniões bimestrais, a pauta é composta pelo repasse dos resultados em SSMA da Braskem, bem como o detalhamento das campanhas, eventos, treinamentos e palestras sobre temas de interesse dos conselheiros. Membros de secretarias e órgãos públicos também participam dos encontros, com o objetivo de esclarecer demandas ou problemas que são identificadas pelo conselho.

Na última segunda-feira, atendendo ao pedido dos membros da comunidade, foi convidado um representante da Defesa Civil de Maceió para palestrar sobre moradias em áreas de risco e os cuidados com segurança necessários. O gestor do Cinturão Verde da Braskem, Mário Calheiros, também fez uma apresentação sobre os projetos de hidroponia e apicultura que são desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental voltados para a comunidade – uma capacitação técnica para os conselheiros foi marcada para o mês de maio.

Contando com 37 membros (titulares e suplentes), o Conselho Comunitário Consultivo da Braskem é um dos mais antigos em atuação no país, fundado há 19 anos, em 1996. Surgiu para estabelecer vínculos entre a empresa e as comunidades de forma a facilitar a difusão de informações sobre Saúde, Segurança e Meio Ambiente ligadas às fábricas.

“Os Conselhos Consultivos integram o item do Programa de Atuação Responsável da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), propondo-se ao diálogo e melhoria constantes da relação com a sociedade, em uma aproximação entre as indústrias e as comunidades onde elas atuam”, explica Régia Melo, representante da Braskem no CCC.

Presidente do Conselho e representante do Instituto Lagoa Viva (ILV) , Lenice Moraes destaca a transmissão do conhecimento como um dos pontos mais importantes na atuação do grupo. “Esse relacionamento com a Braskem já acontece há vários anos e tem que permanecer cada vez mais ativo. A comunidade fica ciente do que a empresa faz, tira todas as suas dúvidas e dissemina essas informações de forma correta para os demais. O Instituto Lagoa Viva ainda consegue aproveitar essa interação com os conselheiros para trabalhar educação ambiental, que é a nossa missão”, defende.

Entre os integrantes do CCC estão representantes das comunidades de Bebedouro, Trapiche, Pontal da Barra, em Maceió, e de Coqueiro Seco, Pilar e Santa Luzia do Norte, além de representantes do Motonáutica Lagoa Clube, do Comitê Gestor das Bacias Hidrográficas do Complexo Mundaú- Manguaba e da Secretaria do Meio Ambiente de Marechal Deodoro.

Sobre a Braskem

Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Fonte: Braskem

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos