Casal volta a operar Sistema Coletivo do Sertão, mas não garante continuidade

Mancha escura foi diluída temporariamente após aumento da vazão do rio São Francisco, mas companhia segue monitorando qualidade da água

 
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) voltou a operar o Sistema Coletivo do Sertão, na tarde desta quinta-feira (16), após a divulgação de um laudo emitido pela própria companhia a respeito da qualidade da água bruta. Com isso, o sistema encontra-se em recuperação.
Segundo técnicos da Unidade de Negócio Sertão, da Casal, se não houver nenhuma nova interrupção por conta da floração de algas no lago de Xingó, a normalização do abastecimento dos sete municípios do sistema coletivo deve levar até uma semana.
Os técnicos da Casal informaram ainda que só foi possível voltar a operar o sistema porque a Chesf aumentou a vazão de água para o lago de Xingó, nesta quarta-feira (15), após o pedido feito pelo presidente da companhia, Clécio Falcão, em reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), na última terça-feira (14), em Maceió.
O aumento da vazão promoveu a diluição temporária da mancha escura formada por algas que estava no rio. Porém, a vazão do rio São Francisco voltou ao normal nesta quinta-feira. Por esse motivo, a Casal vai continuar monitorando a qualidade da água bruta.
Caso a floração de algas se torne novamente exuberante, a Casal interromperá a captação de água e comunicará a comunidade, o Ministério Público, os órgãos ambientais e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). Para a companhia, já está clara a necessidade da Chesf trabalhar com vazões afluentes para o lago de Xingó.
São os seguintes os municípios que estão com o abastecimento em recuperação: Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Canapi e Inhapi.
Fonte: Ascom/Casal

Veja Mais

Atendimento presencial na Sefaz de Arapiraca será suspenso na primeira semana de abril

Unidade da região Agreste passará por reformas estruturais; as atividades presenciais no prédio retornarão na segunda-feira

Deixe um comentário

Vídeos