Projeto do CCZ incentiva adoção de pets nas redes sociais

Pei Fon/ Secom MaceióCães e gatos para adoção no Centro de Zoonozes.

Cães e gatos para adoção no Centro de Zoonozes.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu a uma das ferramentas mais eficientes de acesso à informação – as redes sociais – para assegurar o carinho e os cuidados adequados de um novo lar aos cães e gatos que se encontram disponíveis para adoção em suas dependências. É o projeto “Adote um amigo”, uma iniciativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Possibilitando ao CCZ de Maceió dar visibilidade à sua atribuição de incentivar a posse responsável de animais, a Prefeitura de Maceió iniciou a campanha no último sábado (18), publicando em sua página no facebook 20 fotos com animais aptos – após avaliação médico-veterinária – ao processo de adoção.

Identificados como macho ou fêmea pela cor dos laços em volta do pescoço, os pets aparecem em poses espontâneas, refletindo nos olhos a vontade de encontrar um lar. “São animais que foram abandonados na porta do CCZ ou entregues por terceiros que não queriam vê-los passar por situações de maus tratos nas ruas. Como nosso trabalho é mais direcionado ao controle das zoonoses, buscamos na posse responsável uma alternativa para os animais sadios, procurando garantir para eles carinho e qualidade de vida que merecem”, afirma a coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ, Jéssica Bezerra.

Jéssica explica que além da avaliação com o médico veterinário, o animal disponibilizado para adoção é vacinado contra a raiva e castrado. Para levar o pet para casa, os interessados devem procurar o CCZ (localizado no Loteamento Palmares, Qd.03, s/n. Cidade Universitária), munidos de comprovante de residência atualizado e de RG ou outro documento com foto. É necessário ser maior de 18 anos e assinar o termo de posse responsável, que estabelece as regras da adoção com base na legislação vigente, em especial a Lei Municipal 5.318/2003, comprometendo-se a cuidar do animal de forma adequada. A cada 15 dias, novos “candidatos” à adoção serão mostrados via internet.

“Atualmente, temos 34 cães e gatos aptos a encontrarem um lar e pretendemos proporcionar essa chance a todos eles, por isso, definimos um calendário de exposição para cada grupo, que ficará disponível durante 15 dias. Após esse prazo, novos “candidatos” serão mostrados, dando continuidade ao projeto até dezembro”, diz a coordenadora.

A iniciativa – que deverá ser transformada em breve numa ação permanente do CCZ de Maceió – faz parte do conjunto de medidas definidas pela direção do Centro com o Ministério Público Estadual, dentro da repactuação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo CCZ em 2013, que estabeleceu medidas de proteção aos animais e reestruturação dos serviços do CCZ municipal.

Na página da Prefeitura no facebook, o projeto já ganhou a simpatia e grande adesão dos internautas. Até o final da manhã desta segunda-feira (20), a postagem sobre o projeto “Adote um amigo!” somava 958 curtidas e 856 compartilhamentos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-5456.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos