Cepa ganhará revitalização e Arapiraca terá centro educacional

Secretário Luciano Barbosa anuncia mais projetos para melhorar qualidade do ensino em Alagoas

Davi SalsaLuciano Barbosa lembrou que obras no Cepa vão mudar estrutura da educação no complexo.

Luciano Barbosa lembrou que obras no Cepa vão mudar estrutura da educação no complexo.

O Centro Educacional Pesquisas Aplicadas (Cepa), espaço que abriga várias unidades do ensino fundamental e médio, em Maceió, receberá investimentos e melhorias em sua infraestrutura, como também obras e serviços de urbanização.

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21), pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, durante entrevista concedida aos radialistas José Rocha, Oswaldo Barbosa e Tarcísio Manzano, na Rádio Nova FM de Arapiraca.

De acordo com o secretário, o governador Renan Filho deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço para início das obras que incluem a reforma, ampliação e revitalização dos blocos e prédios. Lá funcionam salas de aula, e o Estado pretende construir um parque público, áreas de convivência urbana e pistas para caminhadas.

“O Cepa é um patrimônio da educação em Alagoas e deve ser revitalizado para que possamos ter um espaço de referência para o ensino de qualidade para os nossos jovens”, afirmou Luciano Barbosa.

Ao mesmo tempo, o secretário revelou também que será construído um grande centro educacional na cidade de Arapiraca, com a unificação das escolas Quintela Cavalcanti, Isaura Lisboa (Epial) e Pedro Reis. Os prédios estão localizados num raio de menos de 100 metros, no bairro Baixão, em Arapiraca.

“O governador Renan Filho já conhece o projeto e, em breve, também vai assinar a ordem de serviços para o início das obras”, frisou Barbosa.

Ele adiantou que desde o início da gestão estão sendo adotadas medidas de reordenamento dos recursos para que sejam investidos corretamente na educação, citando a revisão de contratos que consumiam quase todo o investimento de melhorias das escolas da rede estadual.

“Conseguimos nos três primeiros meses de governo uma economia de mais de R$ 6 milhões que já estão sendo investidos na melhoria do transporte escolar, reforma e ampliação das unidades de ensino”, destacou o secretário, que passou mais de uma hora sendo sabatinado pelos radialistas e ouvintes.

Novo modelo
Na oportunidade, o secretário de Educação revelou que o Governo tem como meta construir 13 escolas em tempo integral no próximo ano.

“Vamos construir uma unidade para cada coordenadoria de ensino. Desta forma vamos contemplar todas as regiões de Alagoas com um novo modelo de ensino, que também está priorizando a qualificação profissional de nossos jovens, preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho”, completou Luciano Barbosa, lembrando, ainda, que a escolha dos novos coordenadores de ensino obedecerá, novamente, os critérios técnicos, a exemplo do que ocorreu no início deste ano.

“Vamos aguardar o resultado do Ideb [Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico] para ver as escolas que mais se destacaram na qualidade do ensino e, dessa forma, premiar os diretores das unidades para comandar cada coordenadoria de sua região”, reforçou Luciano Barbosa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos