Rui Palmeira participa de inauguração da Sala do Empreendedor

Os empreendedores da capital alagoana passaram a contar, a partir desta semana, com um novo ponto de apoio à formalização, ampliação de negócios e capacitação profissional. Isso por que, nesta quarta-feira (22), a primeira Sala do Empreendedor de Maceió entrou em funcionamento no Benedito Bentes por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura, o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial. Além desta, outras duas deverão ser abertas nos próximos dias, ampliando os serviços aos empreendedores das regiões do Jacintinho e Jaraguá.

Inauguração Sala do Empreendedor

A primeira unidade está localizada no Shopping Pátio Maceió e foi inaugurada pelo prefeito Rui Palmeira, que acompanhou o início das atividades da Sala com a titular da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Solange Jurema, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, e o presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros. Durante a visita ao local, Rui destacou a importância do lançamento e os benefícios ao fomento à economia e ao empreendedorismo da capital.

“A Prefeitura, por meio da Semtabes, tem investido em ações de incentivo aos empreendedores e, para isso, tem contado com o Sebrae, que é um grande parceiro da gestão. Maceió tem milhares de micro e pequenos empresários. Então, é preciso ampliar a capacidade de trabalho destes profissionais investindo na orientação, que ajuda a gerar mais lucros e até mais empregos. Com a formalização, o empreendedor tem inúmeros benefícios e isso também ajuda o Município, já que gera receita e fortalece a economia da capital”, disso o prefeito.

Rui também comentou o incentivo à geração de empregos na região do Benedito Bentes com a abertura da empresa de call center Almaviva, que gerou mais de três mil postos de trabalho. O prefeito afirmou ainda que, até o final deste ano, outra unidade da multinacional deverá ser aberta na mesma região. “Serão outras três mil vagas”, completou o gestor.

Durante a visita, a secretária Solange Jurema ressaltou que a Sala do Empreendedor facilitará o acesso à formalização, já que as unidades descentralizam os serviços ofertados nas unidades do Sebrae. “A Sala fortalece a economia e o trabalho do pequeno empreendedor, do vendedor de tapioca ao microempresário. Nós sabemos que 80% da renda gerada na capital é proveniente do pequeno negócio e por isso é importante o serviço, para que haja maior direcionamento profissional. Agora, o empreendedor terá a orientação adequada, com consultoria gratuita com consultores do Sebrae, além da formalização”, disse a titular da Semtabes.

Inauguração Sala do Empreendedor

De acordo com o superintendente Marcos Vieira, as regiões contempladas foram escolhidas por concentrarem alto número de micro e pequenos empresários. Ele explicou que as Salas são postos avançados do Sebrae e ressaltou que, nos locais, os empreendedores terão acesso a diversas facilidades como capacitações, orientação empresarial,  formalização, informações de acesso a crédito e encaminhamento de guia de impostos.

“Com essa parceria, o Sebrae e a Prefeitura de Maceió visam facilitar a vida do empreendedor e fazer com que eles atuem dentro da legalidade”, disse Vieira, acrescentando que o atendimento da Sala do Benedito Bentes será ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no JÁ do Pátio Shopping Maceió.

O Jaraguá é uma das regiões que receberá outro posto avançado do Sebrae. No bairro, os serviços serão ofertados na sede da Associação Comercial de Maceió, que é também é parceira nas instalações. Para o presidente da entidade, Kennedy Calheiros, a Sala beneficia os empreendedores, principalmente em relação à formalização. “É uma ferramenta importante e incentiva a atuação destes profissionais de forma legal, com diversos benefícios”, comentou.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos