Menina de Mata Grande conhece Biblioteca Pública Estadual

Thiago Sampaiomell

Em meio a um universo de livros, Ana Mell, de 7 anos, declarou seu grande sonho: construir uma biblioteca em sua comunidade. A menina visitou, nesta quinta-feira (23), a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura. Em tempo, ela conheceu, inclusive, o governador Renan Filho.

Acompanhada da titular da pasta, Mellina Freitas, a criança de Mata Grande se encantou com o acervo do Palacete. “Eu não conhecia a Biblioteca. Tudo aqui é muito lindo, eu adorei e quero voltar mais vezes. Vou convidar meu avô e minhas amigas para conhecerem também. Tem muito livro legal que eu quero ler”, disse Mell, citando seus autores favoritos: Ziraldo e Monteiro Lobato.

A secretária da Cultura explicou para a menina o projeto “Fome de Leitura”, que apoia a implantação de bibliotecas comunitárias. “Nós estamos apoiando e auxiliando na construção deste sonho tão genuíno e importante para o fomento da cultura. A Mell é um exemplo e seu desejo servirá também de incentivo para outras comunidades”, afirmou a secretária. Na oportunidade, Mellina Freitas entregou dois livros de sua autoria.

Alessandra Karla, mãe da Mell, recordou que aos quatro anos a menina iniciou o interesse pela leitura, por vezes deixando as bonecas de lado. “Essa paixão pelos livros é natural dela. A brincadeira da Mell com as amigas é ler e resumir o que entenderam com desenhos”, contou. “Eu também gosto de cavalgar, tem quatro cavalos no sítio e eu já ando só”, completou a prodígio.

Em comemoração ao Dia do Livro, a diretora da Biblioteca, Mira Dantas, realizou uma dinâmica com os visitantes, escondendo livros pelo espaço para presentear quem os encontrassem. Mell achou um dos livros e ficou entusiasmada com a próxima leitura.

A menina Mell também assistiu a uma apresentação especial da “Aula-espetáculo”, com a interpretação do ator Chico de Assis, da poesia do alagoano Jorge de Lima, “O mundo do menino impossível”, em alusão à passagem do aniversário do escritor. Ana Mell finalizou a visita citando sua frase favorita: “Um país se faz com homens e livros”, de Monteiro Lobato.

Ponto de Coleta
A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é um dos pontos de coleta de doação de livros para a “Biblioteca da Mell”. O espaço também receberá todas as obras doadas para dar tratamento adequado e catalogação dos livros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos