Parque Municipal de Maceió ganha novos espécimes de animais

CortesiaParque Municipal de Maceió ganha novos espécimes de animais

Parque Municipal de Maceió ganha novos espécimes de animais

O Parque Municipal de Maceió ganhou novos moradores na semana que passou. Foram monitorados por mais de 90 dias ninhos de aves e répteis e o resultado foi o nascimento de jacarés-de-papo-amarelo, cágados de barbicha e urubus de cabeça preta.

Que a Unidade de Conservação de Maceió tem seus encantos, todo mundo já sabe. Presenciar animais que podem chegar, quando adultos, a 2,5 metros de comprimento pode ser assustador, mas vê-los pequenininhos, aparentemente indefesos, é uma surpresa a mais.

Mas as pessoas se enganam ao presumir que os filhotes são indefesos. Os répteis com poucas semanas de vida já têm que se virar sozinhos. Para sobreviver, eles se alimentam de insetos, invertebrados e peixes pequenos. Já as aves necessitam do carinho dos pais, que trazem os alimentos até os ninhos em copas das árvores ou em fendas encontradas nos morros.

Segundo David Maia, titular da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), é visível a sensibilidade das pessoas que cuidam do Parque Municipal. “É impressionante o quanto as pessoas que fazem parte da Unidade de Conservação se importam com aquele lugar, a alegria em presenciar o nascimento e a empolgação em comentar o fato. A natureza está de parabéns, nós somos gratos a ela”, comentou.

Para a bióloga do Parque Municipal, Karla Gama, o trabalho de monitoramento que vem sendo desenvolvido já mostra seus resultados. “Alguns cuidados como o controle da entrada de carros já garante a paz e a tranquilidade que os animais necessitam para se desenvolver na Unidade de Conservação. Garantir a sobrevivência desses animais é nosso papel e assim, vamos continuar fazendo muito mais pelo Parque Municipal de Maceió. “

Fábio Palmeira, coordenador da reserva ecológica, afirma que a Unidade de Conservação tem seus encantos. “Por mais de 90 dias, acompanhamos alguns ninhos e nessa semana a natureza nos agraciou com dezenas de filhotes”, vibrou.

O Parque Municipal de Maceió fica localizado na Rua Marquês de Abrantes, s/n, vizinho ao Juvenópolis. As visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, de 8 da manhã a 5 horas da tarde. Para visitas guiadas é necessário agendamento prévio pelo email:agendaparquemunicipal@gmail.com. A entrada é gratuita.

É recomendado o uso de repelentes, protetor solar, ingestão de bastante líquido e frutas, piquenique é uma boa opção nas dependências da Unidade de Conservação.

Gustavo Corado / Ascom Sempma

Espécies
Urubu de cabeça preta (Coragyps atratus)

Apesar de seu tamanho ser menor que outros urubus, são o mais marrentos entre os menores urubus. Disputam uma bela refeição (carcaça de outros animais) junto a outras espécies. Em áreas urbanas, podem ser vistos até circulando junto de galinhas e outras aves domésticas. Possuem quando adulto um comprimento em média de 62 centímetros e envergadura cerca de 143 centímetros.

Cágado de Barbicha (Phrynops geoffroanus)

O nome barbicha se dá pela presença de barbelas no queixo na coloração geralmente preta, denominado assim um tipo de barba destes animais. Algumas membranas internas são essencialmente importantes para que o animal possa nadar com facilidade, já quando em território terrestre utiliza de suas pequenas patas, daí a dificuldade e lentidão em suas caminhadas. Eles se alimentam de vegetais e algas dos lagos e rios de pouca correnteza. Pode chegar a 35 centímetros de comprimento.

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

Já esteve na lista dos animais em extinção em virtude da poluição de seu habitat e da caça predatória para a retirada do couro e consumo da carne. Com a proibição da caça a espécie se recuperou e não faz mais parte da lista de animais ameaçados de extinção. Assim como seus primos crocodilos as fêmeas dos jacarés colocam em média 20 a 60 ovos no ninho e, após a postura-soltura dos ovos, elas, adotam uma postura agressiva e se afasta dos ninhos apenas para se alimentar.

Dados:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/
http://www.aprenda.bio.br/
http://urubusdobrasil.blogspot.com.br/

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos